Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Empossado novo bispo no Ceará
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Iguatu – Ceará (Segunda-feira, 29-06-2015, Gaudium Press) A Diocese de Iguatu, no Ceará, festejou neste último sábado, 27, a chegada do mais novo bispo diocesano, Dom Edson de Castro Homem, então bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.Dom Edson de Castro.jpg

O prelado foi acolhido na Praça Maestro Eleazar de Carvalho pela multidão de fiéis vindos de diversas partes do Estado e do Brasil para acompanhar o momento.

Nesta ocasião, o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, também participaram da solenidade de posse juntamente com outros bispos e sacerdotes.

Em carta destinada a Dom Edson, Dom Orani ressaltou que “Deus retirou do coração do clero da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro um de seus mais capacitados teólogos”, mas que “agora somos nós que, por graça da ação apostólica do Papa Francisco, que damos um valioso presente como bispo diocesano, nosso querido irmão no episcopado, que irá reger a Igreja de Iguatu, no Ceará”.

“O seu nome de batismo, Edson, significa homem sempre em alerta, ágil, de personalidade múltipla, sintonizado com o mundo ao seu redor. Deixando a etimologia de lado, temos consciência de que o seu lema episcopal: ‘A graça bastará!’ será a força motriz de sua nova missão. Que nunca lhe falte a graça de Deus como bispo diocesano. Seja um bom pastor, o distribuidor da graça divina. Agradecidos pela sua missão episcopal no Rio de Janeiro o enviamos como copiosa graça divina e presente da Igreja para a Diocese de Iguatu”, escreveu.

Após a recepção, o novo bispo de Iguatu, juntamente com as autoridades eclesiásticas, prosseguiu de carro aberto pelas ruas da cidade cearense com destino à Igreja Catedral de São José, onde ocorreu a missa solene de posse.

Logo no início da cerimônia, Dom Edson lembrou o público presente sobre sua decisão de aceitar essa mais nova missão:

“Desde que tomei conhecimento que seria nomeado bispo de Iguatu, no Estado do Ceará, por Sua Santidade, o Papa Francisco, tenho feito, durante a celebração da Eucaristia, a mesma súplica do Apóstolo Paulo pelos cristãos de Tessalônica: ‘Não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos de sua vocação; e que seu poder faça realizar em vós o bem desejado, e torne ativa a vossa fé’ (2Tes 1, 11).”

E nisso, o prelado reforçou que deseja “assumir e iniciar o ministério pastoral a mim confiado e conhecer as forças vivas da diocese com as quais trabalharei, juntos e unidos em Cristo, para a construção do Reino de Deus”. (LMI)

 
Comentários