Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Paróquia em Salvador festeja os 35 anos da visita de João Paulo II ao Brasil
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 06/07/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Salvador – Bahia (Segunda-feira, 06-07-2015, Gaudium Press) Os 35 anos da visita de São João Paulo II ao Brasil foram celebrados no último 30 de julho. Contudo, a Paróquia Nossa Senhora dos Alagados, situada na região do Uruguai, na Bahia, prossegue com as comemorações da vinda de “João de Deus” em terras brasileiras nesta terça-feira, 7 de julho, ao mesmo tempo em que festeja a sua padroeira.

A programação festiva já foi iniciada com um novenário em honra a Nossa Senhora dos Alagados, que ocorre até esta segunda-feira, 6.

Neste último domingo, aconteceu a apresentação do livro “Alagados, um abraço do Céu à terra”, seguida da celebração de uma Santa Missa.

Amanhã, haverá a Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 19h.

dignidade-e-fidelidade-6.jpg

A região de Alagados tem uma forte ligação com João Paulo II, uma vez que o santo canonizado pelo Vaticano em 27 de abril de 2014 – junto com o também Papa João XVIII – esteve na paróquia Nossa Senhora dos Alagados, que anos mais tarde o recebeu como co-padroeiro, passando assim a chamar-se Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II.

A visita do Santo Padre aos fiéis soteropolitanos foi realizada em 7 de julho de 1980. Na época, ao desembarcar em Salvador, João Paulo II trazia consigo o desejo de conhecer um bairro baiano, a pedido do Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela.

Dias antes de desembarcar em Brasília e começar sua jornada pelos Estados do país, a fim de conhecer os desafios da missão evangelizadora no Brasil, o Pontífice foi aconselhado por Dom Avelar a fazer uma visita pastoral região do Uruguai, mais precisamente o bairro dos Alagados, local onde havia deficiências quanto em relação ao atendimento de crianças em situação de miséria.

O Papa João Paulo II, sensibilizado com a situação da região soteropolitana, pediu a Madre Tereza de Calcutá que fizesse uma visita a Alagados para assim iniciar um trabalho de assistência aos mais necessitados.

E nisso, em 1979, Madre Teresa fundou no local a creche das Irmãs Missionárias da Caridade, situada aos pés da colina onde se encontra a igreja Matriz.

Depois disso, a visita de São João Paulo aconteceu e trouxe a esperança aos moradores do bairro. Naquele tempo, as ruas foram tomadas pela população alegre e eufórica com sua estada. Além disso, houve a criação de uma igreja, erigida no alto da colina.

“Receber João Paulo II aqui foi um impacto para o povo, e isso dura até hoje. Mostrou que o Papa não está fora da realidade e criou um laço de amor com a comunidade”, contou o atual pároco dos Alagados, Padre Etienne Kern. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

 

 

 
Comentários