Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Lugar do Batismo de Jesus é declarado Patrimônio da Humanidade
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/07/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Amã – Jordânia (Quarta-feira, 15-07-2015, Gaudium Press) “Betânia além do Jordão”, o lugar do Batismo de Jesus nas margens do rio Jordão, no limite da Jordânia com Israel, foi incluído na lista de lugares considerados como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A decisão faz parte de uma revisão da listra que registra agora 23 novos espaços culturais.

view (8).jpgO Comitê do Patrimônio Mundial, reunido em Bonn, na Alemanha, ficou encarregado de validar as candidaturas inscritas na lista. No caso do lugar onde ocorreu o Batismo de Jesus, Jordânia tem sustentado que o ponto exato se encontra no lado Oriental do rio Jordão, chamado Al-Maghtas. Contudo, existe um grande número de peregrinos que visitam o lugar do lado israelense, por conta da melhor infraestrutura. Além disso, já havia sido visitado por três Pontífices, como confirmação do parecer da Igreja sobre a autenticidade do lugar santo.

Sendo um terreno onde houveram recentemente diversos conflitos, as margens do rio tiveram que ser desmarcadas para viabilizar a visita dos peregrinos depois dos tratados de paz de 1994, sendo Al-Maghtas aberta ao público em 2002 e Qasr al-Yahud (o lado israelense) habilitado para visitas diárias em 2011. Na época, as escavações arqueológicas em Al-Maghtas revelaram a existência de capelas batismais, assim como cavernas onde viviam os monges do deserto.

Os especialistas que analisaram a candidatura de Al-Maghtas assinalaram que o lugar do Batismo de Cristo “é de imenso significado religioso para a maioria das denominações da Fé cristã, que haviam aceitado este espaço como a local onde foi o Batismo de Jesus”. Por sua vez, o Ministério do Turismo da Jordânia, Nayef al-Fayez, manifestou a satisfação da família real do Reino Hachemita do país, responsável por proteger “um dos lugares mais santos do cristianismo”. (GPE/LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Unesco e Daily Record

 

 
Comentários