Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Diocese de Joinville realiza Jornada da Juventude
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/07/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Joinville – Santa Catarina (Quarta-Feira, 15/07/2015, Gaudium Press) A Diocese de Joinville, no Estado de Santa Catarina, promoverá no próximo sábado, dia 18 de julho, a Jornada Diocesana da Juventude. O tema deste ano, “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8), quer salientar que as bem-aventuranças, além de uma proposta nova de vida e de promessas, exigem conversão, ou seja, mudança de vida.

Destinada a todo jovem que se sentir interessado em conhecer um pouco melhor a sua Igreja e ver como é bom e alegre ser jovem católico, a jornada visa reunir a juventude católica de Joinville em um grande dia de festa, de celebração, de criatividade e vivência da fé e unidade.

Ainda segundo o Setor Juventude da diocese catarinense, a proposta é que todas as paróquias da região tenham um cronograma missionário para os jovens, algo que seja intenso neste ano e permanente na vida da Igreja.

A abertura solene da atividade será realizada às 15h, na Paróquia São Judas Tadeu, que fica localizada no bairro Itaum. Em seguida, ocorrerá um estudo direcionado ao tema proposto pela jornada. Mais tarde, a partir das 19h30, haverá a celebração da Missa Jovem. Após a cerimônia, às 20h30, acontecerá a caminhada missionária, com chegada na Arca da Aliança, às 21h30.

Durante o evento serão realizados também momentos de espiritualidade, de evangelização e apresentações de arte católica. O encerramento do encontro se dará às 23h, com vigília e show. De acordo com os organizadores da jornada, o cronograma busca privilegiar a mística católica e evidenciar a força jovem da Igreja, possibilitando às pessoas uma experiência com Deus.

Jornada da Juventude

A Jornada da Juventude, que se realiza anualmente nas Dioceses de todo o mundo, prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da Jornada Mundial da Juventude foi realizada de 23 a 28 de julho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e teve como lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.

As jornadas têm sua origem em grandes encontros com os jovens celebrados pelo Papa João Paulo II em Roma. O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.

O ano seguinte, 1985, foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude. A primeira JMJ foi diocesana, em Roma, no ano de 1986. (FB)

 
Comentários