Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Monges de Nursia lançam álbum de Canto Gregoriano
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/07/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – (Sexta-feira, 17/07/2015, Gaudium Press) – Os monges beneditinos de Nursia (Itália) cumprem as prescrições estabelecidas por sua ordem religiosa vivemdo a sábia e famosa máxima: “ora et labora”.

Eles rezam, estudam, cantam os salmos e as horas canônicas e produzem pequenas obras artesanais para manter-se.

Há algumas semanas eles lançaram um álbum de música pelo qual compartilham sua oração com o mundo e, segundo eles afirmam, “uma música que tem o que a alma necessita”.

“Os monges passam várias horas ao longo do dia cantando a Missa e o ofício divino. Praticamente faz parte do ar que respiramos. Existe muita contaminação em nosso mundo e o ar puro do canto gregoriano é como um sopro de ar fresco”, disse Pe. Cassian Folsom, prior do mosteiro beneditino de Nursia.

No dia 2 de junho, os monges lançaram sua última e mais importante produção: “Benedicta: Canto Mariano desde Nursia”. O álbum traz o selo do Montfort Music, da Decca Classics e Universal Music Classics. Ele pode ser adquirido em Amazon, possui 33 pistas, incluindo cantos litúrgicos que ao longo dos séculos, caracterizaram a vida dos monges beneditinos há mais de mil anos.

“O canto é belo e nossas almas necessitam da beleza para crescer e desenvolver-se. O canto é o amor da Igreja ao seu Senhor, expressa o amor que está no coração do monge”, declarou o Pe. Cassian.

Os cantos deste álbum incluem hinos, antífonas e responsórios da liturgia e também obras conhecidas como ‘Salve Regina’ e Ave Maria, inclusive também obras menos conhecidas como ‘Virgo Parens Christi’.

“A seleção tão especial que fizemos, faz com que este seja um álbum único, pois adicionamos cantos do Ofício Divino e da Missa que já não são usados, com responsórios solenes pouco conhecidos, mas também cantos do repertório da devoção popular. Algumas são obras mais conhecidas dedicadas à Virgem Maria, enquanto outras são próprias das suas festas”, afirmou o prior do mosteiro.

Além do desejo de compartilhar sua oração, os monges também esperam que ‘Benedicta’ possa contribuir na melhoria da música nas paróquias católicas do mundo inteiro.

“Seria maravilhoso que nosso álbum pudesse inspirar um redescobrimento do canto gregoriano nas paróquias”, disse o Pe. Cassian.

Nursia

O mosteiro de Nursia, lugar onde nasceu São Bento, foi fundado em 1998. Atualmente vivem ali 18 monges, a metade deles americanos, e com uma faixa etária em torno dos 33 anos.

Atualmente, a comunidade está trabalhando numa granja próxima de Nursia. Ela “está dentro da propriedade de um antigo mosteiro capuchinho em ruínas. Estamos renovando a Igreja e os espaços comuns para que os monges possam usá-lo para um dia de retiro ou para períodos maiores de exercícios espirituais. Também começamos o cultivo de algumas verduras e diversas árvores frutíferas”, informou pe. Csassian.

Além disso esta comunidade produz uma cerveja que vem conquistando apreciadores a cada dia. Seu nome é ‘Birra Nursia’, considerada muito boa pelos apreciadores. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informaçções ACI.

 
Comentários