Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Diocese catarinense lança “Casa do Peregrino”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/07/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Criciúma – Santa Catarina (Segunda-Feira, 20-07-2015, Gaudium Press) No início deste mês, a Diocese de Criciúma, no Estado de Santa Catarina, apresentou e lançou o projeto da “Casa do Peregrino”, que ficará localizada juntamente com o Santuário Sagrado Coração de Jesus. A cerimônia, que ocorreu na comunidade de Moro Bonito, em Içara, foi presidida pelo Padre Antonio Vander, que é coordenador da equipe pró-construção do Santuário.

Segundo a assessoria de comunicação da diocese catarinense, o local será destinado a receber visitantes em passagem pelo Santuário e de atendimento diário aos fiéis. Para o Padre Vander, a casa será um ponto de encontro onde todos poderão se reunir para contemplar o local e conferir o andamento da obra. Ainda conforme ele, o projeto quer resolver de forma simples e objetiva as necessidades de espaço.

No andar de cima da casa, com 224 metros quadrado, haverá uma varanda coberta para visitantes e um hall de entrada composto por secretaria, recepção e lojinha com artigos religiosos. Na parte interna do local, serão também dispostas duas salas para orientação espiritual, junto com sala de reuniões para aproximadamente 20 pessoas e também sanitários e copa.
Já no andar inferior, que tem 142 metros quadrados, terá uma garagem coberta para dois veículos, que em dias de grande fluxo servirá como ponto de descanso para os fiéis, onde estarão alojados também outros sanitários ampliados para atender maiores grupos e uma área de serviço com lavanderia e deposito de apoio à casa.

O início das obras do novo empreendimento, que terá uma área total de 366 metros quadrados, se dará nos próximos dias. A inauguração está prevista para o dia 3 de abril de 2016, Dia da Misericórdia. Para o Padre Vander, a casa será uma referência para os peregrinos e proporcionará um maior conforto para quem visita a grandiosa obra do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, já que hoje não existe nenhum local propício para descanso.

Projeto do Santuário do Sagrado Coração de Jesus

O projeto estabelece um pórtico de entrada, que dará acesso a uma avenida com duas pistas e estacionamento com capacidade para 1,1 mil automóveis, além de ônibus. Logo após, terá início o percurso místico: o Jardim das Oliveiras, com 12 pés de oliveira, trazidos de Jerusalém. Desde o Jardim das Oliveiras, o percurso seguirá sobre córregos até a Capela do Getsêmane, um espaço de transição, contemplação e passagem, onde haverá uma imagem de Jesus, que representará a agonia no Horto das Oliveiras.

Em seguida, começará a Via Sacra, com 14 estações. As primeiras três estações estarão localizadas ao longo de uma trilha em uma área verde preservada. Cada estação será representada por obras de arte que incluem pinturas, esculturas, mosaicos e vitrais. Na 4ª estação, haverá o encontro de Jesus e sua mãe, Maria, no espaço denominado Praça de Nossa Senhora, circundada por 12 palmeiras, representando os 12 apóstolos, simbolizando o início da Igreja Católica.

Este espaço de convivência, descanso e contemplação contará com bancos e pérgolas, onde o paisagismo será contemplado com diversas flores, especialmente roseiras. A partir da Praça de Nossa Senhora, iniciará um percurso em subida pela elevação natural do terreno, que poderá ser percorrido por escadas ou por suaves rampas, em cujos patamares se localizarão as demais estações da Via-Sacra, até o alto do Pátio do Santuário. O Campanário será composto de dez colunas de concreto, simbolizando os Dez Mandamentos, e abrigará três sinos de bronze.

Com formato de cruz latina, com elementos arquitetônicos simbólicos tradicionais da arquitetura religiosa, como o arco e a cúpula sendo utilizados em uma nova composição estética, o santuário terá capacidade para 1,3 mil pessoas sentadas e mais 300 em pé. O templo também contemplará espaços externos para celebrações campais com capacidade para até 15 mil pessoas. A obra ainda não tem data para a finalização. A diocese está aceitando as doações da comunidade. (FB)

 

 
Comentários