Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Curso de Teologia da Vida Consagrada é realizado na Espanha
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/07/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Ávila – Espanha (Terça-feira, 21-07-2015, Gaudium Press) Entre 12 e 19 de julho, em Ávila, na Espanha, 70 religiosas de diversas comunidades participaram de um curso de verão organizado pela Universidade Eclesiástica São Damásio de Madri, oferecido a formadores de sua Cátedra de Teologia da Vida Consagrada, em colaboração com a Comissão Episcopal para a Vida Consagrada.

Com um intenso programa acadêmico e uma atenção especial a oração e a convivência inter-congregacional, as religiosas participantes puderam fazer uma reflexão acerca da virtude da esperança que permite a Vida Religiosa a olhar com confiança para o futuro, assim como em tantas ocasiões que havia recordado o Papa Francisco, durante esse ano de graças, para toda a Igreja, dedicado a Vida Consagrada.

O curso teve duas vertentes, uma para religiosas em formação e outra para formadoras.

O XV Curso de formação religiosa terá dois temas específicos a serem abordados com base na temática esperança: “Eu sei em quem tenho confiado (2 Tim 1-12): uma leitura vivencial da encíclica “Spe Salvi”, a ser feita por D. Ángel Castaño Félix, Professor da Faculdade de Teologia da UESD de Madri, e “Oração: caminho formativo para forjar fortes amigos de Deus”, por M. Eva Mª Martínez Yunta, Superiora Geral das Escravas Carmelitas da Sagrada Família.

Já o VIII Curso para formadoras ressaltou a temática em vista das seguintes vertentes: “A virtude teologal da esperança: itinerário formativo”, exposta pelo Padre Luis Quintana Giménez, professor especializado em Vida Consagrada da Universidade Eclesiástica São Damásio, e “A crise: experiência de crescimento e esperança de maturação”, oferecido por D. Jaime López Peñalba, professor de Teologia Espiritual da citada instituição de ensino.

Assim como nas edições anteriores, o curso contou com a presença de seu diretor. Dom Jesús Sanz Montes, Arcebispo de Oviedo, que aproveitou a ocasião para tratar de um assunto o qual é refletido pelos cursos neste verão: “A esperança e os carismas. Colaboradores em uma história inacabada”. (GPE/LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Comissão Episcopal da Vida Consagrada da Conferência Episcopal Espanhola

 

 
Comentários