Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


São Felipe Neri nascia há 500 anos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/07/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Festividades do santo da alegria

São Felipe Neri, nascido em Florença, na Itália, há 500 anos, é considerado um dos grandes santos da história da Igreja Católica. Conhecido como “o terceiro Apóstolo de Roma”, atrás de São Pedro e São Paulo, dedicou sua vida cuidando dos mais pobres e necessitados. Sempre preocupado em pregar o Evangelho entre os que mais precisavam ouvir e que se encontravam na capital italiana, foi o fundador da Congregação do Oratório.

A razão de seu legado, bem como de sua relevância histórica, nestes dias 20 e 21 de julho, foram comemoradas em sua cidade natal, com os atos pelo Jubileu Oratoriano, inaugurado em maio do ano passado, por ocasião do quinto centenário de nascimento do santo.

Entre as atividades, em 20 de julho ocorreu uma conferência sobre espiritualidade inspirada em São Felipe, direcionada aos leigos, sendo presidida por Monsenhor Edoardo Aldo Cerrato, bispo de Ivrea e antigo Procurador Geral da Confederação do Oratório. O Padre Lamberto Crociani também fez questão de comentar, desta vez para os sacerdotes, a espiritualidade do santo.

No período noturno do encontro, houve um momento de Adoração Eucarística, assim como uma celebração com a presença dos membros do Oratório, procedentes de países como a Itália, França, Alemanha, Inglaterra, Polônia, Áustria, Estados Unidos, Colômbia e México. A Santa Missa do dia foi presidida por Dom Cerrato. Depois, ocorreu uma Vigília de Oração no lugar onde foi batizado São Felipe Neri – Batistério de São João – e na sequência, uma procissão até a Igreja de São Marcos, onde o santo costumava visitar em sua juventude.

Mensagem do papa sobre São Felipe Neri

As homenagens continuaram nesta terça-feira, 21, com o descobrimento de uma placa comemorativa na casa onde morava Felipe, além de uma Solene Eucaristia na Catedral de Santa María del Fiore, presidida pelo Arcebispo de Florença, Cardeal Giuseppe Betori. E mais a noite está prevista a apresentação do musical “Vaidades das vaidades” que ocorrerá na Praça San Firenze.

Aproveitando essa ocasião, o Papa Francisco não deixou de falar sobre Felipe Neri. Em vista da celebração pelos 500 anos de nascimento do santo, o Pontífice dirigiu uma mensagem em homenagem ao “Apóstolo de Roma”.

“Sua vida foi profundamente marcada pela relação com a pessoa de Jesus Cristo e compromisso para redirecionar a Ele as almas confiadas a seu cuidado espiritual; no momento da morte, recomendou: ‘aqueles que querem algo diferente de Cristo, não sabem o que querem; quem pede algo que não seja Cristo, não sabe o que pede'”, lembra o Papa. 

 
Comentários