Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Perdão de Assis: uma Graça que a Igreja celebra em agosto
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/07/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Assis – Itália – (Quarta-feira, 23/07/2015, Gaudium Press) – “Na noite do ano do Senhor de 1216, Francisco estava mergulhado na oração e na contemplação na igrejinha da Porciúncula quando, improvisadamente, uma luz muito forte tomou conta do local e Francisco viu sobre o altar Cristo revestido de luz e à sua direita a sua Mãe Santíssima, circundada por uma multidão de Anjos”.

Igreja da Porciúncula.jpg
Igreja da Porciúncula, em Assis

Prostrado com a visão mística, Francisco pediu a Jesus uma graça: “Senhor, peço que todos aqueles que, arrependidos e confessados, entrando nesta igrejinha, tenham o perdão de todos os seus pecados e a completa remissão das penas devidas às suas culpas”.

Assim é iniciada a história da origem do “Dia do Perdão de Assis”.

Um evento que será celebrado nos dias 1º e 2 do próximo mês de agosto em todas as paróquias do mundo e em todas as igrejas franciscanas.

Perdão de Assis

O Perdão de Assis, ou, a Indulgência da Porciúncula é uma graça ligada à história da igrejinha da Porciúncula, localizada dentro da Basílica Santa Maria dos Anjos, em Assis. E ela está ligada também a São Francisco de Assis e toda a Ordem Franciscana.

A visão que São Francisco teve na noite do ano de 1216 teve prosseguimento depois do pedido que o Santo fez ao Senhor do “perdão de todos os seus pecados e a completa remissão das penas devidas às suas culpas”, a “todos aqueles que, arrependidos e confessados”, entrem naquela igrejinha.

Jesus respondeu a Francisco: “Grande é a graça que me pedes, ó Francisco; todavia, a concedo a ti, se minha Mãe me pedir”. Francisco então pediu a mediação da Virgem Maria, a qual com sua súplica, seu Divino Filho concedeu a graça.

Porém, quis que apresentasse ao seu Vigário, o Sumo Pontífice, para obter a sua confirmação.

Papa Honório III

Tendo dito essas palavras a visão cessou.

Francisco imediatamente dirigiu-se a Roma para falar com o Papa da época era Honório III.

Depois de várias dificuldades enfrentadas, o Papa lhe confirmou concessão da indulgência, limitando-a, porém, a apenas um dia. E fixou essa data para o dia 2 de agosto, a começar das Vésperas da Vigília.

Indulgência estendida

Com a Bula do dia 4 de julho de 1622, o Papa Gregório XV estendeu esta grande indulgência a todas as Igrejas da Ordem Franciscana e prescreveu que, além da confissão, seriam necessárias a comunhão e a oração pelo Sumo Pontífice.

Em 12 de janeiro de 1678, o Papa Inocêncio XI declarou que a dita indulgência estava aplicada também às almas do Purgatório.

Extensão da Indulgência

A indulgência tornou-se célebre pela sua origem extraordinária e pela circunstância singularíssima que esta graça pode ser lucrada: toties quoties.

Ou seja, tantas vezes quanto se visitar a igreja que goza de tal favor e nas quais sejam cumpridas as prescrições requeridas.

Mais tarde o Papa São Pio X facilitou a obtenção desta indulgência permitindo que o “Perdão de Assis” pudesse ser obtido também nas igrejas ou oratórios que, na aplicação do privilégio com o consenso do Bispo, o Perdão de Assis pudesse ser transferido do dia 2 de agosto para o Domingo seguinte.

A possibilidade de obtenção desta indulgência foi estendida em 16 de abril de 1921 pelo Papa Bento XV: a todos os dias do ano, in perpetuo, na Basílica de Santa Maria dos Anjos, em Assis.

Grande Jubileu do Perdão

Particularmente solenes e participadas, serão as celebrações na Basílica Santa Maria dos Anjos, onde os Frades Franciscanos preparam-se para festejar, no próximo ano, um Grande Jubileu do Perdão. Será a celebração do oitavo centenário (1216-2016) do pedido feito por São Francisco que será comemorado em “feliz e providencial” concomitância com o Jubileu extraordinário da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco para o período de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016.

Da intensa programação, consta a chegada a Assis da XXXV Marcha Franciscana, que tem como tema nesse ano: “Busco a tua face”.

Serão mais de 2 mil jovens que se dirigem até a Porciúncula, provenientes de toda a Itália e também de países vizinhos, como Albânia, Croácia, Eslovênia e Áustria.

Os jovens expressarão com uma festa na Praça diante da Basílica a alegria pelo Perdão recebido na Porciúncula.

A programação deste evento pode ser encontrada no site da Porciúncula. (JSG)

Da redação Gaudium Press, com Informações Rádio Vaticano.

 
Comentários