Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Imposição do Pálio ao Arcebispo de Curitiba ocorrerá no Brasil
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/07/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Curitiba – Paraná (Quarta-Feira, 29/07/2015, Gaudium Press) No dia 7 de agosto, a Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, promoverá a Solenidade de Imposição do Pálio Pastoral ao Arcebispo Dom José Antônio Peruzzo. O ato será celebrado pela sua Excelência Reverendíssima Dom Giovanni d’Aniello, às 19h, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na capital paranaense. Na ocasião, ocorrerá também a acolhida da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

É importante ressaltar que esta será a primeira Imposição do Pálio no Brasil, depois da mudança do Papa Francisco, que pediu que o ato fosse realizado nas Dioceses de origem e pela mão dos núncios apostólicos locais. O Arcebispo de Curitiba recebeu o pálio das mãos do Pontífice, no dia 29 de junho, em uma tradicional Missa, na Basílica Vaticana, por ocasião da solenidade dos santos Pedro e Paulo. Dom Peruzzo era o único brasileiro entre os 46 arcebispos presentes na celebração.

Quanto a peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Curitiba afirmou que a visitação pela região será realizada de 7 de agosto a 22 de novembro. Serão 107 dias desde a busca da imagem no Santuário Nacional de Aparecida até a sua devolução.

A Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais fica localizada na Rua Barão do Serro Azul, número 31, no Centro de Curitiba. Mais informações poderão ser adquiridas através dos telefones (41) 2105-6343 e (41) 8700-4752.

Pálio

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba, o Pálio é feito com lã branca e possui cerca de 5 centímetros de largura e dois apêndices, um na frente e outro nas costas. Ele possui também seis cruzes bordadas em lã preta. A lã utilizada é retirada de dois cordeiros que são oferecidos ao Papa Francisco no dia 21 de janeiro de cada ano. A confecção do Pálio fica a cargo das monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma, na Itália.

O objeto significa o símbolo do serviço e da promoção da comunhão na própria Província Eclesiástica e na sua comunhão com a Sé Apostólica. Nos primeiros séculos do Cristianismo, seu uso era exclusivo dos papas. Porém, a partir do século VI, passou a ser utilizado também pelos arcebispos metropolitanos, tradição que dura até hoje.

Imagem Peregrina

A Imagem Milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Portanto, em 2017 a aparição da imagem completará 300 anos. Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé.

Por isso, imagens peregrinas estão sendo enviadas a diversas arqui(dioceses) e Missionários Redentoristas levarão a cada capital do país uma imagem fac símile da Padroeira. Durante a peregrinação, serão colhidas porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida. (FB, com informações da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba).

 
Comentários