Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Caminho Inaciano: nas pegadas de Santo Inácio
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/07/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Madri – Espanha (Quarta-feira, 29/07/2015, Gaudium Press) – O dia 31 de julho, festa litúrgica de Santo Inácio de Loyola, foi constituído oficialmente, pela Companhia de Jesus, na Obra Apostólica Caminho Inaciano. Um percurso que tem a “missão de manter vivo o espírito inaciano da peregrinação”.

Os jesuítas preveem dois Anos Jubilares. O primeiro deles será celebrado de 31 de julho de 2015 a 31 de julho de 2016. O segundo Ano Jubilar será de 31 de julho de 2021 a 31 de julho de 2022, quando será comemorado o 5º centenário da conversão de Santo Inácio de Loyola e a realização de sua peregrinação a gruta de Manresa, na Catalunha.

Primeiro Jubileu

Neste primeiro Ano Jubilar que terá início no próximo dia 31, os peregrinos poderão reviver a experiência humana e espiritual de Santo Inácio.

O itinerário inaciano coincide geograficamente, em parte, com um dos Caminhos de Santiago de Compostela, mas considera mais particularmente o percurso histórico feito por Santo Inácio em 1522, depois de sua conversão espiritual em busca de uma nova orientação para a sua vida por meio da penitência e da oração.

Nas pegadas de Santo Inácio

É possível conhecer detalhadamente, através de seus escritos autobiográficos, sua peregrinação desde a partida de sua casa na cidade de Loyola, no País Basco, e seu peregrinar atravessando as regiões de Navarra, La Rioja, Aragão e Catalunha, até Manresa, depois de uma pausa no Santuário da Virgem do Montserrat.

Ao todo caminha-se um percurso de São 650 quilômetros onde o peregrino, que o percorre normalmente a pé, encontra paisagens diferentes e sugestivas, uma grande riqueza artística e cultural, diferentes estilos de vida, um percurso definido como um verdadeiro deserto.

Os promotores do Caminho Inaciano oferecem aos peregrinos pontos para obter informações, alojamento e alimento. São 27 as etapas principais do percurso entre pequenas e grandes cidades. Todo o percurso é sinalizado.

Aumentar o número de peregrinos

Promover o Caminho Inaciano para aumentar o número de peregrinos, este é o desejo dos organizadores do percurso. Eles querem divulgar sempre mais esta experiência espiritual e cultural, pensando nas pessoas que desejam viver, segundo o estilo do peregrino cristão, uma forte experiência espiritual, cultural e humana.

Em 2014, duzentos peregrinos percorreram o Caminho Inaciano. Agora, espera-se que o Caminho Inaciano possa receber um novo impulso com o jubileu deste ano e no ano de 2016 já na antevisão do ano de 2022, quando será celebrado o 5º centenário da peregrinação inaciana.

Para mais informações consulte site do Caminho Inaciano ou mande um e-mail para info@caminoignaciano.org. (JSG)

 
Comentários