Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Papa tem encontro com 9 mil ministrantes na Praça São Pedro, hoje
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/08/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 04/08/2015, Gaudium Press) – Cerca de 9 mil jovens de 20 países, entre eles, Itália, França, Portugal, Suíça, Hungria e Sérvia terão um encontro com o Papa Francisco na tarde desta terça-feira, 04 de agosto, na Praça São Pedro.

Todos eles são ministrantes, coroinhas e acólitos que participam da Peregrinação Internacional que acontece a cada 5 anos em Roma.

Segundo a Organização Internacional dos Ministrantes será um momento de festa, testemunhos, mas, sobretudo, de oração, que vai culminar com a chegada do Papa Francisco para as Vésperas.

Antes da audiência com o Pontífice, os ministrantes, cujas idades variam de 14 a 30 anos de idade, deverão participar de uma apresentação musical.

Dom Ladislav Nemet, presidente da Organização, em entrevista à Rádio Vaticano, explicou que “para alguns deles será a primeira possibilidade de ver a universalidade e a dimensão comunitária da Igreja, mas também de encontrar a alegria da própria missão”.

“Escolhemos como tema da peregrinação as palavras do profeta Isaías: ‘Eis-me aqui, envia-me’, disse Dom Ladislav, porque “Acreditamos que na idade dos coroinhas seja também importante encontrar a própria estrada da vida e, assim, pensamos numa abertura também a Deus, nos anos mais difíceis. Toda a oração está preparada nessa dimensão, inclusive os textos das diversas canções resumem essa ideia da missão dos jovens na sociedade, na vida privada e na Igreja.

A segunda coisa é a paz, porque temos coroinhas que vêm também da Ucrânia. Depois, rezaremos também pelos imigrantes, ideias próximas ao nosso Santo Padre, mas também aos nossos ministrantes. Vivemos, de fato, num mundo em que não se pode fechar os olhos e não ver o mundo que muda. “

Na entrevista para a Rádio Vaticano foi perguntado a Dom Ladislav Nemet: Ser coroinha é ainda uma coisa que atrai e fascina?

A resposta foi: “Se a liturgia é celebrada bem, tem uma beleza que atrai. A segunda possibilidade é a comunidade: se numa paróquia tem uma pessoa responsável que tem essa capacidade de reunir esses jovens, se fará um grupo muito bonito. Transformar-se em coroinha não significa somente ir na igreja durante a liturgia, mas também assumir uma nova dimensão de vida, relacionada com a nossa comunidade eclesial e com a comunidade que vive próxima à paróquia. “

O Presidente da Organização Internacional dos Ministrantes comentou o lema ‘Eis-me aqui, envia-me!’. Para ele, “significa a disponibilidade de ir para fora, a deixar o meu lugar… O profeta tinha uma vida muito tranquila e, quando o Senhor apareceu, o profeta deixou tudo. “Envia-me! Eu vou! “, mesmo se à uma periferia ou cidade grande: hoje a periferia pode ser também no centro de Roma. Não existe uma definição da periferia: a periferia são todos os espaços onde as pessoas precisam de Jesus. ” (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano.

 
Comentários