Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Benedict Daswa, primeiro beato sul-africano
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 11/08/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Cabo – África do Sul (Terça-feira, 11/08/2015, Gaudium Press) – No próximo dia 13 de setembro, em Tshitanini, na Diocese de Tzaneen, na África do Sul, será beatificado o leigo católico Benedict Samuel Tshimangadzo Daswa.

beato sul coeano.jpg

Benedict Daswa será o primeiro beato sul-africano.

A cerimônia de beatificação do Servo de Deus terá como presidente o Cardeal Ângelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos.

Benedict Daswa foi também o primeiro mártir sul-africano reconhecido pela Igreja. Ele foi assassinado em 2 de fevereiro 1990.

Um homem de Deus, segundo Dom Hugh Slattery, bispo emérito de Tzaneen, que no ano 2000 deu início à causa de beatificação de Daswa.

Dom Slattery: “Daswa libertou-se do poder da bruxaria e do mal. Depois, ele procurou ajudar outras pessoas a viverem esta liberdade, abrindo-se a Cristo e ao Evangelho”.

Benedict Daswa, pai amoroso de oito filhos, foi professor e catequista.

Passou toda a sua vida em Mbahe, na Diocese de Tzaneen, onde nasceu em 16 de junho de 1946, numa família não cristã.

Durante a adolescência, uniu-se a um grupo de catecúmenos e aos 16 anos pediu para ser batizado, escolhendo o nome Benedict. Formou uma família numerosa, trabalhou também no campo.

Em sua horta, os pobres compravam sem ter dinheiro e os jovens trabalhavam para ganhar o que precisavam para pagar seus estudos.

Benedict se comprometeu muito no campo educacional: foi professor de ensino fundamental e depois diretor da escola primária local, catequista e animador da comunidade, guia e animador dos jovens durante os fins de semana e nas férias.

Combate à bruxaria

Em janeiro de 1990, começaram os problemas que logo se agravaram. Uma tempestade de raios se abateu sobre a região em que vivia e muitas cabanas foram incendiadas.

Os chefes do povoado, ligados a feiticeiros, interpretaram o fato como uma maldição, fruto de bruxaria.

E eles decidiu, então, consultar um xamã para que, com suas artes mágicas, encontrasse o responsável pela maldição e o expulsasse do povoado.

A única pessoa a se opor a isso foi o Beato Benedict Daswa, que se esforçava para explicar aos habitantes do povoado a origem natural daqueles raios que destruíram tantas cabanas.primeiro beato martir africa do sul.jpg

Morte cruel

Então, ele passou a ser visto como suspeito. Foi vítima de uma emboscada feita por um grupo de agricultores fetichistas que o atacou armados de pedras e paus.
Benedict conseguiu fugir e se refugiar em sua casa, mas pouco depois saiu espontaneamente.

Ele foi espancado sem piedade, escaldado com água fervente e apedrejado.

Últimas palavras: uma oração

Alguns dos que presenciaram o martírio contam que viram que ele rezava em voz alta, antes de expirar.

Neste ano, em 22 de janeiro, o Papa Francisco autorizou a Congregação das Causas dos Santos a promulgar o decreto reconhecendo o martírio. (JSG)

 
Comentários