Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Encontro internacional do Movimento Juvenil Salesiano, em Turim
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 11/08/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Turim – Itália (Terça-feira, 11/08/2015, Gaudium Press) – Iniciou-se ontem em Turim, na Itália, o Encontro internacional do Movimento Juvenil Salesiano.

São João Bosco.jpg

Serão cinco dias de reuniões, oração e formação, que culminarão com a celebração, domingo, 16 de agosto, dos 200 anos do nascimento de São João Bosco, fundador da vasta Família Salesiana.

São milhares os participantes que vieram dos cinco continentes para este Encontro.

Falando à Rádio Vaticano, o Padre Francesco Ceresa, Vigário do Reitorado-salesiano, tratou da organização do Encontro:

“Chegamos à conclusão do bicentenário do nascimento de Dom Bosco: termina no dia 16 de agosto, dia do seu nascimento. Como elemento final, planejamos um encontro de jovens de todo o mundo. Já que o nosso trabalho, como salesianos, se realiza especialmente com jovens pobres, abandonados, e nem sempre é possível prever um encontro de tantos jovens, optamos por convocar os jovens animadores: rapazes e moças do Movimento Juvenil Salesiano – cerca de 4500 – 5000 – de todo o mundo, mais de 130 países, onde estamos presentes. É uma boa oportunidade de confronto entre os jovens, que prevê três dias: o primeiro será tudo em Inglês, o segundo em italiano e o terceiro em espanhol.

Cada grupo também tem seus próprios tradutores, assim haverá tradutores em ucraniano, eslovaco, vietnamita e tailandês…

Ainda tratando da semana internacional, o padre Padre Francesco Ceresa destacou o tema do Encontro: “Como Dom Bosco, com os jovens, para os jovens”:

“Este é o lema que nos acompanhou durante todo este ano de celebrações do bicentenário. Entre outras coisas, a carta que o Santo Padre, o Papa Francisco, enviou ao Reitor-Mor para toda a Família Salesiana e aos jovens, retomava o mesmo tema, e também o tema proposto aos próprios jovens: discípulos “como” Dom Bosco. Os outros dois temas são mais sobre o aspecto da presença, a da ajuda, e para nós é fundamental o “com”. É muito mais importante a companhia com os outros jovens que o serviço que você faz aos jovens. Então, “Como Dom Bosco, discípulos de Jesus”, e “Como Dom Bosco, para os jovens, com os jovens”. (JSG)

 
Comentários