Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Repartindo pães, monjas clarissas de Valência celebram Santa Clara de Assis
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 12/08/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Valência – Espanha (Quarta-feira, 12-08-2015, Gaudium Press) Os mosteiros de vida contemplativa das Clarissas em Valência, Espanha, celebraram de uma maneira muito especial a sua fundadora e padroeira: Santa Clara de Assis. A festividade, que ocorre a cada dia 11 de agosto, esteve marcada por várias celebrações eucarísticas e uma bela tradição que foi difundida pelo mundo pelos franciscanos, que consiste em repartir os pães, símbolo de caridade.

Repartindo pães, monjas clarissas de Valência celebram Santa Clara de Assis 2.jpg

As comemorações da seguidora fiel de São Francisco de Assis ocorreram nos cinco mosteiros de vida contemplativa da Ordem das Franciscanas Clarissas que tem presença na Arquidiocese de Valência, com sucessivas Missas, entre elas a que ocorreu no Mosteiro da Puríssima e São Jaime às 11h, Missa que foi presidida pelo Padre José Antonio Jordá, franciscano menor. Os demais conventos da Ordem em Gandina, Canals, Oliva e Concentaina, além do da Santíssima Trindade de Valência, também renderam um sentido homenagem a sua fundadora.

À solenidade também se somou o único convento da Ordem das Clarissas Capuchinhas, onde se celebrou uma Missa, presidida pelo Padre Domingo Añó.

Em várias destas celebrações também se abençoaram os tradicionais pãezinhos que posteriormente as Irmãs Clarissas compartilharam com os fiéis.

O Pão dos Pobres, o ‘Pão de Santo Antônio’

A repartição de pães é uma tradição franciscana estendida pelo mundo que tem suas origens em 1890 e nos remete a Santo Antônio de Pádua.

Um costume popular conta que em uma ocasião uma criança foi deixada sozinha perto de um recipiente cheio de água, onde caiu acidentalmente e se afogou. A mãe, ao encontrar seu filho morto, ora com Fé ao Santo pedindo-lhe que interceda diante de Deus para que recobra a vida da criança, prometendoRepartindo pães, monjas clarissas de Valência celebram Santa Clara de Assis 1.jpg-lhe em troca dar aos pobres tanto pão como o peso de seu filho. Com efeito lhe foi concedida esta graça e nasce a devoção chamada “pondus pueri”, que significa ‘o peso da criança’, que por então se popularizou quando os pais prometiam a Santo Antônio tanto pão como o peso de seus filhos com o objetivo de que lhes protegessem.

Com a passagem do tempo, a tradição renasceu e se difundiu pelo mundo, especialmente dentro da Família Franciscana e onde é venerado Santo Antônio de Pádua, sendo símbolo da caridade com o pobre, não somente material, mas de espírito.

Santa Clara viveu este espírito de caridade. Nasceu em Assis, Itália, em 1193, e se converteu a uma ida em santidade após escutar um sermão de São Francisco. Seguindo o exemplo e o conselho de perfeição cristã do Santo se faz a primeira das Damas Pobres da Ordem dos Irmãos Menores, levando uma vida austera e rica em obras de caridade e piedade.

A Ordem das Clarissas foi fundada pela Santa em 1212, estabelecendo na Espanha em 1228 com a fundação do primeiro Mosteiro em Pamplona. Clara de Assis foi canonizada em 1255 pelo Papa Alejandro IV. (GPE/EPC)

 
Comentários