Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bispo de Erexim: “Que Deus suscite na Igreja novas vocações”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/08/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Erexim – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 14/08/2015, Gaudium Press) Dom José Gislon, Bispo da Diocese de Erexim, no Rio Grande do Sul, escreveu um artigo intitulado “Vida consagrada, dom de Deus”. No texto, ele afirma que a Igreja está celebrando, em todo o mundo, o Ano da Vida Consagrada e, neste terceiro domingo do mês vocacional, quando celebramos a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, em todas as Dioceses do Brasil, há uma celebração especial com a participação das religiosas e dos religiosos.

De acordo com o Prelado, a celebração destaca que a consagração de cada um é dom de Deus na vida da Igreja. Ele salienta também que, neste ano dedicado à Vida Consagrada, não podemos deixar de olhar com gratidão o passado por tudo o que ela fez pelo nosso querido povo de Deus na Diocese de Erexim.

“Precisamos ver à luz da fé que a ação de Deus, pelo Espírito Santo, enriqueceu a nossa Igreja Diocesana pela presença dos carismas de várias Congregações e Institutos religiosos. Ao mesmo tempo, à luz da fé, e tendo presente que o Deus da esperança caminha com seu povo, queremos manifestar aos consagrados e consagradas a nossa solidariedade para que possam viver com paixão o presente e abraçar com esperança o futuro”, completa.

Além disso, o Bispo reforça que a vida consagrada é vocação e é doação pessoal a Deus para viver uma dimensão especial de amor entre os irmãos. Conforme ele, o ponto de partida de toda vocação é Cristo Jesus, pois é a Ele que se busca servir mediante o carisma da Congregação, Ordem ou Instituto a que pertencemos. “Nós nos consagramos para o serviço ao Reino na Igreja povo de Deus, tendo presente que os carismas são dons que revelam a ternura da Trindade Santa pela humanidade aflita e muitas vezes ferida na sua dignidade”, diz.

Para Dom Gislon, os carismas são dons de Deus que enriquecem a Igreja na sua missão de Evangelizar, de levar dignidade às pessoas tendo presente o olhar da compaixão de Jesus que tratou a todos com dignidade. Segundo ele, Jesus, na sua missão de anunciar o Reino de Deus, viu com os olhos da compaixão e do coração, aquilo que não era visto nem percebido com o olhar da indiferença e da exclusão.

O Prelado cita ainda que o Papa Francisco, em um encontro com os religiosos, recordou que: “A mulher consagrada é o rosto de Maria e da Mãe Igreja. Ela oferece um acompanhamento terno e materno sobretudo aos enfermos e mais necessitados da nossa sociedade. O papel da mulher na Igreja representa a profunda expressão do gênio feminino”.

Por fim, o Bispo reitera que, neste dia, não pode deixar de recordar, com gratidão e estima, os consagrados e as consagradas idosos e enfermos, pelo testemunho de vida feita oferenda, muitas vezes dedicada nos trabalhos simples, na lavanderia, na horta, na portaria, na cozinha, no cuidado aos doentes e na catequese.

“Fizeram-no com grande paixão, como parte da vocação e da entrega a Deus. Que Ele suscite na Igreja novas vocações que possam continuar testemunhando Jesus Cristo, com a consagração e missão junto ao povo de Deus”, conclui. (FB)

 
Comentários