Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Castel Gandolfo: a segunda casa dos Papas
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/08/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – (Sexta-feira, 14/08/2015, Gaudium Press) – Antes de sua última viagem à América Latina, o Papa Francisco foi visitar o Papa Emérito Bento XVI, que iria iniciar, em seguida, suas férias que seriam passadas na conhecida residência de verão dos Papas, em Castel Gandolfo.

Castel Gandolfo 1.jpg

O Palácio de Castel Gandolfo fica situado próximo a Roma. A poucos minutos de voo de helicóptero desde o Vaticano e é usado pelos Pontífices quando na Cidade Eterna o calor do verão é muito grande.

As temperaturas mais amenas e as belas vistas do lago Albano são algumas das atrações e vantagens que tornam a região um local ideal para descanso. .

O Palácio foi construído na primeira metade do século XVII, durante o papado de Urbano VIII, e durante mais de 200 anos foi usado por quase todos os pontífices.

Esta tradição só foi interrompida em 1870 com a disputa entre a Itália e o Vaticano pela posse dos históricos e tradicionais territórios Pontifícios dos quais o Pontífice era o Soberano.

A partir de 1929 a Santa Sé adquiriu oficialmente os terrenos do palácio e mais algumCastel Gandolfo 2.jpgas propriedades em torno dele.

Desde então, Castel Gandolfo converteu-se na residência de verão de quase todos os Papas. O Observatório Astronómico Vaticano está situado no terreno do Palácio.

Um dos eventos importantes que o Palácio testemunhou foi a assinatura da encíclica “Summi Pontificatus”, a primeira do Papa Pio XII que a assinou em “Castelgandolfo, junto de Roma, no dia 20 de outubro do ano de 1939, I do Nosso Pontificado” e que trata do “Ofício do Pontificado”.

Na Segunda Guerra Mundial, outro testemunho histórico: o Vaticano usou as dependências de Castel Gandolfo para dar refúgio a judeus perseguidos pelos nazifascistas. Durante a Guerra, dezenas de meninos judeus nasceram no interior do palácio durante a Guerra.

O Papa João Paulo II passou longas temporadas ali e Bento XVI também veraneia em Castel Gandolfo. Houve até Papas que faleceram no Palácio. O mais recente deles foi o Papa Paulo VI, que ali faleceu em 1978.

Apesar disso tudo, o Papa Francisco tem preferido não seguir essa tradição.

Castel Gandolfo 3.jpg

Durante seu pontificado visitou Castel Gandolfo em quatro ocasiões, mas não permaneceu lá por mais que um dia.

Em sua visita a Bento XVI, o próprio Francisco reconheceu que preferia estar no Vaticano porque, segundo ele mesmo disse: para ele, descansar é simplesmente mudar de atividade. (JSG)

Da Redação, com informações Rome Reports

 
Comentários