Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Encontro internacional “Jovens até Assis” é concluído na Itália
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/08/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Assis – Itália (Sexta-feira, 21-08-2015, Gaudium Press) Mais de 400 jovens viveram recentemente toda uma experiência ao estilo franciscano no Encontro Internacional “Jovens até Assis” que ocorreu entre os dias 02 a 09 de agosto nas cidades italianas de Assis e Roma. O evento foi organizado pela Ordem dos Frades Menores na casa de São Francisco de Assis e levou por lema “A esperança é jovem, transformados pela alegria do Evangelho”.Encontro internacional ?Jovens até Assis? é concluído na Itália 1.jpg

Procedentes de vários países, os jovens se reuniram na Basílica de São Francisco em Assis para celebrar a Jesus e a alegria do Evangelho. No lugar se deu a abertura a esta experiência de Fé que começou na noite do dia 02 de agosto com uma Vigília de Oração presidida pelo Santíssimo Sacramento e foi guiada pelo Padre Mauro Gambetti, custódio do Sacro Convento. Na ocasião, os participantes também oraram juntos diante do túmulo do padroeiro da Itália.

Os dias 3 e 4 de agosto os jovens assistiram a várias atividades nas quais vivenciaram o carisma franciscano, visitaram a São Damião e participaram da celebração Eucarística em São Rufino, Santa Missa que foi presidida por Dom Doménico Sorrentino, Bispo de Assis. Na tarde de terça-feira, 4, partiram de ônibus até Roma, onde por alguns dias se dividiram por grupos de evangelização para realizar uma experiência missionária repartindo alimentos entre os mais necessitados da capital italiana. “Sem dúvida uma experiência que levou ao coração de cada um a considerar quanto é importante olhar para o mundo com olhos diferentes”, como destacou o site franciscano sanfrancescopatronoditalia.it ao narrar os dias vividos entre os participantes do Encontro Internacional “Jovens até Assis”.

Em Roma os jovens também tiveram a possibilidade de estar presentes na Audiência Geral com o Papa Francisco, que ocorreu na Sala Paulo VI no dia 05 de agosto. Ali oito jovens -em representação dos mais de 400- tiveram a oportunidade de saudar ao Santo Padre. Eles estiveram acompanhados pelo Ministro General da Ordem dos Frades Menores, Frei Marco Tasca, assim como o responsável nacional da Pastoral Juvenil, Frei Simone. “Hoje verdadeiramente estamos felizes”, foram as palavras do Pontífice ao saudar aos participantes do encontro franciscano.

Após sua passagem pela Cidade Eterna, os jovens regressaram à Assis onde continuaram com várias atividades em torno da Adoração Eucarística e também ao Sacramento da Reconciliação. O encontro culminou no dia 09 de agosto com uma Solene Missa de envio. “Cada um regressou para sua casa com um equipamento cheio de amizade e de experiências maravilhosas (…) também para os voluntários que ajudaram na organização do evento, foi uma experiência verdadeiramente importante”, sublinham a partir do site web franciscano.

Encontro internacional ?Jovens até Assis? é concluído na Itália 2.jpg

A experiência “Jovens até Assis” é uma iniciativa que promovem os próprios frades franciscanos de Assis para dar a conhecer seu carisma e também para propiciar espaços de encontro que contribuam para o discernimento vocacional dos jovens.

Justamente a Ordem Franciscana em Assis vem realizando a partir do dia 17 de agosto até o dia 22 os exercícios espirituais para jovens entre 18 e 29 anos; e para o dia 29 de outubro está previsto o Congresso Nacional de “Jovens até Assis” que falará também sobre o tema da esperança. (GPE/EPC)

 
Comentários