Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Aumenta o número de visitantes na Catedral de Córdoba, Espanha
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/08/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Córdoba – Espanha (Sexta-feira, 21-08-2015, Gaudium Press) Durante os primeiros sete meses de 2015 as visitas à Catedral de Córdoba na Espanha -antiga mesquita- vem incrementando de maneira exponencial. Assim o fez saber a Diocese de Córdoba através de uma nota de imprensa na qual se refere ao número de pessoas que chegou ao lugar nos últimos meses.

Aumenta o número de visitantes na Catedral de Córdoba, Espanha 1.jpg

De acordo com os dados mais recentes, com data do dia 31 de julho, nos primeiros sete meses deste ano a Catedral recebeu uma média diária de 4.570 visitantes, o que supõem que a partir do início do ano chegaram ao templo cordobês um total de 968.923 pessoas, quer dizer 5.37% mais que no mesmo período de 2014 quando chegaram à antiga mesquita 919.502 pessoas.

Números que também incrementaram durante as visitas noturnas que se realizam à Catedral. Segundo os dados fornecidos pela Diocese de Córdoba no mês de julho foram recebidas 2.389 pessoas, incrementando-se quase 3% mais que o mesmo período do ano anterior, quando no horário noturno acudiram 1.874 visitantes durante julho.

Se mantêm o aumento destes números no que fica de 2015, a Catedral de Córdoba espera bater outro recorde, superando os já extraordinários números de 2014, ano no qual se bateu o recorde histórico dos visitantes do templo cordobês que representou 9.2% mais que em 2013 com 1.565.013 pessoas.

“Estas cifras nos permitem pensar que em 2015 voltará a a bater o recorde de visitas à Catedral de Córdoba, antiga Mesquita, superando as já extraordinárias cifras de 2014. Nestes primeiros 7 meses do ano, as visitas ao templo não pararam de crescer, o que confirma a Catedral como o motor econômico da província de Córdoba, algo que, por outro lado, beneficia a todos os cordobeses, segundo ficou manifesto no informe elaborado pela Universidade Loyola de Andalucia”, como acrescenta Dom Manuel Pérez Moya, Reitor Presidente do Capítulo da Catedral de Córdoba, que foi citado na nota de imprensa da Diocese espanhola.

A Catedral de Córdoba, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, é considerada uma das edificações mais famosas da Europa. Isto é graças a que o monumento se converteu em testemunha direta da evolução histórica e cultural da Espanha.

Suas origens datam do século VI quando no lote onde hoje se encontra a Catedral se construiu a Basílica de São Vicente, por séculos considerada o templo cristão mais importante de Córdoba. Mas vários décadas, no século VIII, com a chegada dos muçulmanos, o templo é demolido e sobre ele se edifica uma mesquita.

Aumenta o número de visitantes na Catedral de Córdoba, Espanha 2.jpg

O lugar sagrado só se recupera até o século XIII com a entrada do Rei Fernando III à cidade, quando a mesquita passa pelas mãos da Igreja e se converte em templo cristão. Desde esse momento o templo e monumento histórico -que em 1239, em sua consagração como Catedral, recebeu por nome “Catedral de Santa Maria de Córdoba”- é de propriedade da Igreja Católica, que se encarregou de conservar sua grande herança cultural, aquela na qual convivem diferentes estilos arquitetônicos herdados do cristianismo e do mundo árabe.

Precisamente há pouco se comemorou o 775º aniversário da conversão da mesquita a templo católico. (GPE/EPC)

 
Comentários