Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Promovem a Rota dos Primeiros Cristãos de Tarragona, Espanha
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/08/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Tarragona – Espanha (Quarta-feira, 26-08-2015, Gaudium Press) Tarraco, hoje Tarragona na Espanha, foi centro do cristianismo primitivo hispânico, sendo a cidade mais rica em cultura material paleocristã da Península Ibérica. De acordo com dados históricos, a primeira notícia do cristianismo na cidade data do ano de 259, quando Fructuoso, Bispo de Tarraco, e seus diáconos Eulogio e Augurio, foram queimados vivos no contexto da perseguição dos imperadores Valerio e Galieno; ainda que uma tradição vincula a chegada do cristianismo a esta cidade com a ação missionária do apóstolo São Paulo.

Promovem a Rota dos Primeiros Cristãos de Tarragona, Espanha 1.jpg

Igualmente, no tempo tardorromano, a Igreja de Tarragona foi a sede metropolitana da província Tarraconese, realizando-se nela diversos concílios provinciais. Além disso, vários de seus Bispos tiveram atribuições primadas por parte do Bispo de Roma.

Com o objetivo de dar a conhecer a grande riqueza do cristianismo primitivo que permeou nesta cidade, se está promovendo a Rota dos Primeiros Cristãos de Tarragona, que consiste em um itinerário de oito lugares.

O ponto de partida é a Capela de São Paulo situada no lugar mais elevado da Acrópolis. Ela se encontra em um dos claustros do seminário que resguarda uma capela construída no século XIII e que fazia parte do hospital dos cônegos da Sede Catedralícia. De acordo com uma tradição, a pedra na qual se situa a capela foi lugar de pregação de São Paulo.

Após a capela, o percurso leva ao Museu Bíblico Tarraconese fundado em 1930. Ali se encontra uma importante coleção de materiais arqueológicos, artísticos, literários e didáticos do cristianismo primitivo; igualmente oferece uma contextualização histórica e cultural sobre a Bíblia situando o contexto dos primeiros cristãos.

Posteriormente, parte ao Museu Diocesano e à Catedral, já que a Sede Catedralícia de Tarragona está situada no lugar onde na época romana se erigiu um templo dedicado ao culto dos imperadores. Este lugar foi desmantelado no século V para transformar-se em um espaço cristão. Com a passagem dos anos se edificaram capelas dedicadas aos protomártires Fructuoso e seus diáconos.

Depois do Museu e da Catedral, se segue ao Anfiteatro Romano, onde segundo a tradição foram queimados vivos os protomártires por ordem de Emiliano, então governador da província Tarraconese. Ali, entre os séculos VI e VII, a Igreja construiu uma Basílica em memória de São Fructuoso, Augurio e Eulogio.

Promovem a Rota dos Primeiros Cristãos de Tarragona, Espanha 2.jpg

O itinerário também leva ao Fórum de Colônia, que era o epicentro da vida social e política de Tarraco, e onde se acredita que foi o lugar onde o Apóstolo Paulo desenvolveu sua atividade missionária pública; assim como ao Museu e Necrópolis Paleocristãos, onde estão enterrados Fructuoso e seus diáconos; e a Basílica do Parc Central, único exemplo da arquitetura basilical do tempo paleocristão que se encontra em Tarragona.

O percurso termina no Conjunto Tardorromano de Centcelles, considerado um dos testemunhos mais importantes da arte dos primeiros séculos do cristianismo da cidade espanhola. (GPE/EPC)

 
Comentários