Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arcebispo indiano recorda heroísmo de vítimas da violência anticristã
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/08/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bhubaneswar – Índia (Quinta-feira, 27-08-2015, Gaudium Press) “Sempre estou comovido pela alegria de minha gente”, afirmou o Arcebispo de Cuttack-Bhubaneswar, Dom John Barwa, ao comemorar os sete anos do violento ataque contra a comunidade cristã do estado de Orissa, que expulsou a mais de 50 mil crentes de seus lares. “Eles sofreram uma horrível violência anticristã. Mas sua Fé não vacilou; pelo contrário, fortaleceram sua Fé e seu amor a Cristo”, expressou o prelado à agência AsiaNews.

Arcebispo indiano recorda heroísmo de vítimas de violência anticristã.jpg

O trágico fato se originou no dia 23 de agosto de 2008, quando um grupo insurgente maoísta assassinou um líder hindu. O crime, apesar de ter sido reconhecido pelos autores, foi atribuído às comunidades cristãs e setores extremistas hindus executaram a onda mais forte de violência contra os cristãos. Em 415 povoados foram incendiadas 5600 casas e se expulsaram a mais de 50 mil pessoas. Calcula-se que os fatos de violência causaram a morte de 91 pessoas e deixaram numerosos feridos.

Dom Barwa destacou como a comunidade cristã pode recuperar-se de uma ferida tão profunda. “Kandhamal é um sinal de esperança para os cristãos perseguidos em todo o mundo”, afirmou. “Há uma profunda tranquilidade e uma profunda alegria em nossos cristãos que sofreram pela Fé. A paz que supera todo entendimento vem de Jesus Cristo”. O Arcebispo expressou que o testemunho de Fé dos perseguidos em 2008 é uma mensagem para todo o mundo.

“Meu povo mostrou tanta sinceridade diante da perseguição. Em frente de suas esposas, os maridos eram questionados: ‘Renunciarás a Fé?’ Com valentia, eles respondiam. ‘Não. Falam o que queiram'”, relatou o Arcebispo, que acrescentou que os perseguidores depois de maltratar aos homens ameaçaram suas esposas para pressioná-las a apostatar. Diante da pressão respondiam: “Nunca. Se meu esposo pode enfrentar isto, por que não deveria eu? Façam o que queiram. Não irei me render”, continuou o relato Dom Barwa. “Este é o dom da graça”.

O Arcebispo recordou que a alegria pelo sofrimento por causa da Fé é uma constante na vida dos cristãos perseguidos da Índia. Essa poderosa lição foi recebida pessoalmente ao visitar todas as comunidades afetadas pela violência. “Escutei uma só voz: ‘Arcebispo, todas nossas casas foram destruídas, todos nossos templos foram destruídos, nossos seres queridos foram massacrados, mas uma coisa não puderam fazer aqueles que nos perseguem: eles não puderam separar-nos de Jesus”, concluiu. (GPE/EPC)

 
Comentários