Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Escola de teologia para leigos promove Semana Bíblica em Maringá
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/08/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Maringá – Paraná (Sexta-Feira, 28/08/2015, Gaudium Press) Entre os dias 31 de agosto a 2 de setembro, a Escola de Teologia para Cristãos Leigos da Arquidiocese de Maringá, no Estado do Paraná, promoverá uma Semana Bíblica sobre o Evangelho segundo São João. A atividade acontecerá no salão da Paróquia Santo Antônio de Pádua, na própria cidade de Maringá, das 19h30 às 22h30.

O evento, que contará com a assessoria do Frei Ildo Perondi, mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universita Urbaniana (Roma) professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e assessor bíblico dos Grupos de Reflexão da Arquidiocese de Londrina, tem um significado importante visto que estamos próximo do mês de setembro, que é o mês da Bíblia, e que os leigos são cristãos que têm uma missão especial na Igreja e na sociedade.

Dentro da comunidade eclesial, os leigos são chamados a desempenhar diversas tarefas: catequista, Ministro da Eucaristia, agente das diferentes pastorais, serviço aos pobres e aos doentes. São chamados também a colaborar no governo paroquial e diocesano, participando de conselhos pastorais e econômicos. No entanto, a missão mais importante dos leigos é no mundo, pois eles são chamados a realizar sua missão dentro das realidades nas quais se encontra no dia-a-dia.

Na família, no trabalho, na escola, no mundo da política e da cultura, nos meios de comunicação e em todos os lugares, o leigo é chamado a testemunhar, pela palavra e pela vida, a mensagem de Jesus Cristo. Nessas realidades, é chamado a desempenhar sua missão, necessária e insubstituível.

Nada mais oportuno, já que nos aproximamos do mês da Bíblia, do que uma Semana Bíblica sobre o Evangelho segundo São João para capacitar ainda mais os leigos para sua missão de evangelização. Vale destacar que o mês da Bíblia foi criado em 1971 com a finalidade de instruir os fiéis sobre a Palavra de Deus e a difusão da Bíblia, também foi fundamental para aproximar a Bíblia do povo de Deus. O mês da Bíblia tem contribuído eficazmente para o crescimento da animação bíblica de toda pastoral.

A Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil definiu que, no Mês da Bíblia dos próximos quatro anos (2012-2015), fossem estudados os evangelhos de Marcos (2012), Lucas (2013) e Mateus (2014), conforme a sequência do Ano Litúrgico, completando com o estudo de João, neste ano de 2015.

Repete a experiência feita entre 1997-2000, por ocasião da celebração do Jubileu 2000. No entanto, o enfoque é outro. Tem como objetivo reforçar a formação e a espiritualidade dos agentes e dos féis através do seguimento de Jesus, proposto nos quatro evangelhos. Está tanto na perspectiva de discípulos missionários e da Missão Continental, conforme pede a Conferência de Aparecida, quanto no esforço da Nova Evangelização proposta pelo papa Bento XVI.

Escola de Teologia para Cristãos Leigos

A Escola de Teologia foi criada porque não é possível enfrentar os desafios da evangelização sem formação, além do que em todas as assembleias e avaliações realizadas na arquidiocese paranaense apareceu a formação como uma necessidade urgente. Outro fator determinante para a realização da proposta foi o fato de que nas paróquias a participação será maior devido à proximidade e fácil acesso das pessoas.

Mais uma justificativa da arquidiocese para a existência dessa escola foi a ideia de concentrar a formação teológica básica dos leigos numa só escola paroquial fará com que se aproveitem melhor os recursos, pois as pastorais e movimentos só poderão dar formações sobre sua área específica, uma vez que a formação básica é dada agora na paróquia. Além disso, o curso favorece a gradualidade, já que é feito por módulos, e proporciona uma formação local permanente dos leigos, uma vez que recebe professores de fora. (FB)

 
Comentários