Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Aplicativo incentiva a restauração de obras de arte dos Museus Vaticanos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 31/08/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação (Segunda-feira, 31-08-2015, Gaudium Press) A associação de benfeitores ‘Patrons of the Arts’ -Patronato para as Artes- dos Museus Vaticanos colocaram à disposição um aplicativo para dispositivos móveis que ajudará a impulsionar a restauração de peças artísticas dos museus da Santa Sé.

Aplicativo incentiva a restauração de obras de arte dos Museus Vaticanos 1.jpg

Seu nome é “Patrum App” e pode ser baixado de forma gratuita a partir do iTunes (https://appsto.re/us/_86F8.i). A nova tecnologia reúne várias funcionalidades, como os chats instantâneos, a criação de comunidades de benfeitores e a possibilidade de fazer doações. “Começar conversas com seguidores de arte de todo o mundo, doar somente uns segundos para algum trabalho de restauração dos Museus Vaticanos, e aprender com especialistas curadores em tempo real”, são várias as possibilidades do aplicativo, segundo descrevem seus promotores.

Justamente a funcionalidades do chat é o que mais chamou a atenção deste aplicativo, tal como descrevem a partir do Patronato para as Artes: “Estamos particularmente emocionados com a função do chat. Os usuários poderão começar uma conversa com outras pessoas que tenham interesse pelos mesmos trabalhos de arte, podem trocar ideias e inspirações com toda a comunidade”.

Os usuários que baixarem o app e criarem um perfil encontrarão várias opções, entre elas poderão descobrir que há por trás das coleções dos Museus Vaticanos, receber notícias, comentar os trabalhos de arte favoritos, doar para projetos de restauração, contatar com curadores das obras de arte e conectar com alguma padroeira das artes ou, inclusive, converter-se em um deles.

A associação Patronato para as Artes está constituída por um grupo de pessoas que tem a missão de preservar a vasta e única coleção de arte contida nos Museus Vaticanos. Foi fundada no ano de 1982 quando o Vaticano realizou uma exposição itinerante nas cidades norte-americanas de Nova York, Chicago e São Francisco. Naquela oportunidade a mostra despertou o grande interesse de vários filántropos aos quais lhes unia o desejo de participarem na restauração das obras exibidas; constituindo-se então uma das instituições de benfeitores que se dedicassem a promover e conservar a coleção custodiada pelos Museus Vaticanos.

Desta maneira, os que constituem a associação tem a missão de difundir a riqueza cultural e artística com a qual contam os Museus Vaticanos, assim como as Basílicas Romanas; apoiar e promover as múltiplas atividades que nascem no interior dos Museus e a Santa Sé em torno dos trabalhos de restauração de importantes obras de arte; propiciar a aquisição de novas obras que complementem as já existentes, e apoiar futuras ampliações dos museus.

Aplicativo incentiva a restauração de obras de arte dos Museus Vaticanos 2.jpg

Os benfeitores que participam na associação se encontram divididos por capítulos locais, localizados principalmente nos Estados Unidos e Europa, com a sede central em Roma, lugares onde se albergam uma diversidade de eventos em benefício das obras dos Museus Vaticanos.

O Patronato para as Artes dos Museus Vaticanos tem exercido um importante papel na coleta de fundos para as restaurações da Capela Paulita, as habitações de Rafael e os afrescos dos muros laterais da Capela Sistina, entre outros. (GPE/EPC)

 
Comentários