Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Catedral de Santa Maria Virgem- TALLINN Estônia: há 800 anos consagrada à Virgem Maria
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/09/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Tallinn – Estônia (Terça-feira, 01/09/2015, Gaudium Press) – Há oitocentos anos a Estônia é a “Terra Mariana”. Foi em 6 de setembro de 1215 que o Papa Inocêncio III aprovou que a, então chamada Livônia, fosse consagrada à Virgem Maria. (Por ocasião da Consagração, a Letônia e Estônia de hoje formavam um só país: a Livônia.)

Estonia_Tallinn_Cathedral_of_Saint_Mary_the_Virgin.jpg

Ela foi uma das primeiras nações a se consagrarem a Nossa Senhora. E é por isso que, desde então, a Estônia é conhecida também com o nome de “Terra Mariana”.

Renovação da Consagração

As comemorações por motivo desse jubileu, levarão o administrador apostólico do país, Dom Philippe Jourdan, e o arcebispo de Riga, na Letônia, Dom Zbignevs Stankevi?s, a renovarem a consagração da Estônia à Mãe de Deus.

A Santa Missa em comemoração da Consagração será celebrada ao meio-dia, na Catedral dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, em Tallinn, capital estoniana. As celebrações comemorativas prosseguirão na praça diante da igreja.

Recorda-se que as comemorações dos 800 anos de consagração a Nossa Senhora tiveram início um ano atrás, em 7 de setembro de 2014, com a recitação das Vésperas Solenes no Mosteiro de Pirita.

Durante todo este ano de 2015 se tem realizado numerosos eventos para comemorar esse acontecimento histórico.

A Igreja na Estônia

A Igreja católica na Estônia foi constituída em administração apostólica em 1924 pelo Papa Pio XI. Hoje é a mais antiga administração apostólica do mundo e conta nove paróquias.

O primeiro bispo da nação báltica, após a Reforma protestante de 1517, só foi nomeado em 1936. Foi o Jesuíta alemão o Dom Edward Profittlich cujo processo de canonização está em andamento.

Até a nomeação do atual administrador apostólico Dom Philippe Jourdan, não houve mais um bispo católico residente na república báltica. Atualmente, a Estônia conta cerca de seis mil católicos e é, segundo as estatísticas, um dos países menos religiosos.

Depois de tornar-se um país protestante, esteve por décadas debaixo do regime comunista, fazendo parte da ateia URSS. (JSG)

 
Comentários