Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bento XVI aos Schülerkreis: A verdade e o amor de Deus purificam ao homem
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 02/09/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 02-09-2015, Gaudium Press) O Papa emérito Bento XVI presidiu uma Santa Missa no Camposanto Teutônico do Vaticano para os membros do Schülerkreis, o grupo constituído por ex-aluno de doutorado e pós-doutorado em Teologia do então professor Joseph Ratzinger quando foi nomeado Arcebispo de Munique e Freising, Alemanha. Os encontros com os Schülerkreis fazem parte das excepcionais atividades públicas do Papa emérito e ocorrem desde 1978, continuando durante os anos de seu Pontificado.

Bento XVI aos Schülerkreis A verdade e o amor de Deus purificam ao homem.jpg

Em sua pregação, Bento XVI abordou o tema da purificação do homem, dando ênfase na necessidade de uma purificação interior além do necessário cuidado exterior. “Podemos dizer que temos que responder com a limpeza exterior as muitas enfermidades e as epidemias que nos ameaçam”, relatou Bento XVI. No entanto advertiu que temos que prestar atenção na “epidemia do coração”, que conduz à corrupção, o egoísmo e a sujeira.

“Em outra passagem do Evangelho o Senhor diz aos seus: ‘Vós sois puros, graças às palavras que anunciei'”, recordou o Papa emérito. “Com a verdade, o amor e a amabilidade que vem de Deus, o homem se torna puro e verdadeiro, amor e amabilidade se encontram na Palavra de Deus, que nos liberta do esquecimento em um mundo que não pensa mais em Deus”. Este encontro com a Palavra de Deus é um encontro com Deus mesmo, explicou, e os puros de coração a transmitem através de sua simplicidade, sua ternura e sua sinceridade. “Esperamos que o Senhor nos conceda esta ‘limpeza do coração’ através da Verdade que vem de Deus: esta é a força da purificação”, concluiu.

No evento se anunciou a data de inauguração da Biblioteca Romana Joseph Ratzinger-Bento XVI, onde se conservará e dará a conhecer a obra teológica do Pontífice, e estará localizada na Biblioteca do Colégio Teutônico do Instituto Romano da Sociedade de Görres. A Biblioteca já conta com por volta de mil volumes e a data de sua inauguração será no dia 18 de novembro, segundo o anúncio de Dom Hans Peter Fischer, reitor do Colégio Teutônico. O Papa emérito abençoou também a Sala Papa Bento-Joseph Ratzinger, localizada nas salas próximas ao Camposanto Teutônico.

O encontro contou com a presença do Cardeal Christoph Schönborn, Arcebispo de Viena, o Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o Arcebispo Georg Gänswein, Prefeito da Casa Pontifícia e secretário privado de Bento XVI, o Bispo Barthélemy Adoukonou, Secretário do Pontifício Conselho para a Cultura e o Bispo auxiliar de Hamburgo Hans-Jochen Jaschke, assim como outros reconhecidos prelados e membros do grupo de ex-alunos do Papa emérito. (GPE/EPC)

 
Comentários