Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Congresso reúne Teólogos de toda a Itália em Assis
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 02/09/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Assis (Quarta-feira, 02/09/2015, Gaudium Press) – Iniciou-se na segunda-feira e deve prosseguir até dia 4, sexta-feira, o Congresso Nacional da Associação Teológica Italiana (Ati). Centenas de Teólogos de toda a Itália encontram-se em Assis para refletir sobre a temática da salvação.

O tema do Congresso é “Todo homem verá a salvação de Deus! (Lc 3,6). Sobre a soteriologia cristã”.

O Pe. Roberto Repole, presidente da Associação Teológica Italiana, falando para a Rádio Vaticano, explicou a importância de se abordar novamente o tema da salvação no contexto cultural e religioso do nosso tempo.

Afirmou Pe. Repole: -“Partimos de algumas questões que consideramos profundamente atuais no mundo e na cultura de hoje, qual seja, o fato que um dos temas centrais do cristianismo – isto é, que Jesus Cristo nos oferece a salvação e que Ele mesmo é a salvação da humanidade – requer ser repensado por vários motivos; de um lado, porque, por exemplo, se pensa hoje, numa sociedade secularizada, que a finitude é o único horizonte existente e, de outro lado, o fato que sempre mais nos damos conta de que por trás da crise econômica que estamos vivendo de modo inclusive muito forte há uma crise antropológica e tudo isso, de certo modo, apresenta a interrogação se há redenção e possibilidade de salvação para os homens.”

Sobre o que esperar deste Congresso, Pe. Roberto disse para a Rádio Vaticano: “Meus votos são muito simples, mas, creio, muito profundos, ou seja, que através desse Congresso possamos, como teólogos italianos, dar uma contribuição para o caminho da Igreja italiana e da Igreja inteira, porque nosso serviço é um serviço teológico, sobretudo porque se conseguirmos repensar categorias, modelos que sejam plausíveis, com os quais afirmar para o homem de hoje que Jesus Cristo é a salvação da humanidade, considero que faremos, mediante nosso serviço teológico, também um serviço eclesial.” (JSG)

 
Comentários