Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Francisco recebe participantes do Simpósio Internacional sobre a Pastoral de Rua
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/09/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 17/09/2015, Gaudium Press) – O Papa Francisco recebeu os 80 participantes do Simpósio Internacional sobre a Pastoral de Rua, promovido pelo Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes.

O encontro com o Pontífice deu-se na manhã desta quinta-feira, na Sala Clementina, no Vaticano.

Em suas palavras, Francisco procurou salientar a finalidade destes dias de estudo e de reflexão.

Segundo ele, o Simpósio deve preparar um plano de ação em resposta ao fenômeno das crianças e mulheres – e das suas famílias – que têm como principal ambiente de vida, a rua:

“Tenho uma grande estima pelo seu compromisso em tutelar e promover a dignidade dessas crianças e mulheres; por isso, os encorajo a irem avante com confiança e impulso apostólico”, disse o Papa.

Em seguida chamou a atenção para as realidades que eles encontram, às vezes muito tristes e mostrou que “As crianças e as mulheres de rua não são números, não são “pacotes” a serem trocados: são seres humanos com seu próprio nome e seu rosto, com uma identidade dada por Deus a cada um deles”.

Nenhuma criança escolhe viver na rua, continuou o Papa:
“Cada criança abandonada ou forçada a viver na rua, e que se tornou vítima de organizações criminosas, é um grito que se eleva a Deus, que criou o homem e a mulher à sua imagem”.

“Ninguém – destacou mais uma vez Francisco -, pode ficar indiferente diante da necessidade urgente de proteger a dignidade da mulher, ameaçada por fatores culturais e econômicos!”

Peço a vocês, por favor, – disse ainda o Papa – que não desistam diante das dificuldades dos desafios que interpelam a sua convicção, alimentada pela fé em Cristo, que demonstrou, até à morte na cruz, o amor preferencial de Deus Pai pelos mais fracos e marginalizados.

Nunca podemos deixar de levar a todos, especialmente aos mais vulneráveis e desfavorecidos, a bondade e a ternura de Deus Pai misericordioso. “A misericórdia – finalizou Francisco -, é o ato supremo com o qual Deus vem ao nosso encontro, é o caminho que abre o coração à esperança de sermos amados para sempre”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press – com informações RV)

 
Comentários