Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Primeira Imposição do Pálio Pastoral no Brasil será ao Novo Arcebispo de Curitiba em 9 de outubro
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/09/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Curitiba – Paraná (Segunda-Feira, 21/09/2015, Gaudium Press) A Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, transferiu para o dia 9 de outubro a Solenidade de Imposição do Pálio Pastoral ao Arcebispo Dom José Antônio Peruzzo. O ato será celebrado pela sua Excelência Reverendíssima Dom Giovanni d’Aniello, às 19h, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na capital paranaense.palio_arcebispo.jpg

É importante ressaltar que esta será a primeira Imposição do Pálio no Brasil, depois da mudança do Papa Francisco, que pediu que o ato fosse realizado nas dioceses de origem e pelas mãos dos núncios apostólicos locais. O Arcebispo de Curitiba recebeu o pálio das mãos do Pontífice, no dia 29 de junho, em uma tradicional Missa, na Basílica Vaticana, por ocasião da solenidade dos santos Pedro e Paulo. Dom Peruzzo era o único brasileiro entre os 46 arcebispos presentes na celebração.

A Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais fica localizada na Rua Barão do Serro Azul, centro.

Pálio

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba, o Pálio é feito com lã branca e possui cerca de 5 centímetros de largura e dois apêndices, um na frente e outro nas costas. Ele possui também seis cruzes bordadas em lã preta. A lã utilizada é retirada de dois cordeiros que são oferecidos ao Papa Francisco no dia 21 de janeiro de cada ano. A confecção do Pálio fica a cargo das monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma, na Itália.

O objeto significa o símbolo do serviço e da promoção da comunhão na própria Província Eclesiástica e na sua comunhão com a Sé Apostólica. Nos primeiros séculos do Cristianismo, seu uso era exclusivo dos papas. Porém, a partir do século VI, passou a ser utilizado também pelos arcebispos metropolitanos, tradição que dura até hoje.

Dom José Antônio Peruzzo

Natural de Cascavel, Dom Peruzzo tem como lema episcopal: “Fazei discípulos… Ensinai”. Ele é mestre em Ciências Bíblicas pela Pontifícia Instituto Bíblico em Roma, na Itália, e também é doutor pela Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma. (FB com informações da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba).

 
Comentários