Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


No Rio, Festa de Nossa Senhora da Penha completa 380 anos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/09/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 28-09-2015, Gaudium Press) O Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro, comemora neste ano os seus 380 anos de fundação realizando a sua tradicional festa. Neste ano, as celebrações serão marcadas pela Caminhada pela Paz, ação concreta em meio as atividades do Ano da Paz, proposto pela CNBB.

Gaudium Press.png

Com início em 4 de outubro, dia dedicado a São Francisco de Assis, a Caminhada faz parte da programação da festa da padroeira ao longo deste mês, com base na temática “Maria, exemplo de esperança para a missão”.

A partir das 9h30, os devotos de Nossa Senhora da Penha se reúnem na Concha Acústica, onde partem com destino ao santuário. Ao chegarem no local, o Cardeal Arcebispo Orani João Tempesta preside uma Celebração Eucarística, além de apresentar à comunidade o manto de Nossa Senhora, que assim como em todos os anos, é renovado a cada festa da padroeira.

Além disso, o Cardeal Orani concederá a tradicional bênção dos animais. Em seguida, representando um gesto simbólico de devoção, os fiéis formarão uma grande roda para abraçar o santuário e soltarão bolas brancas. E posteriormente, o Arcebispo libertará uma pomba branca em sinal de paz.

Dom Orani também abençoará uma muda, que será plantada nos arredores do santuário, como forma de comemorar o dia dedicado a natureza.

O reitor, Padre Thiago Sardinha, ressaltou que o local é perfeito para as celebrações em honra a Nossa Senhora da Penha, uma vez que resgata a história do surgimento do santuário.

“Os lagartos são enormes! Foi graças a Nossa Senhora e a eles, inclusive, que foi criada a igreja no alto da pedra: o capitão português Baltazar de Abreu Cardoso, que era dono das terras do entorno do penhasco, certa vez subiu e se deparou com uma cobra. Com medo, ele invocou Nossa Senhora dizendo: ‘Valei-me, Nossa Senhora!’, e na mesma hora apareceu um lagarto, que começou a brigar com a cobra. Assim ele conseguiu fugir”, disse.

Programação

A festividade em honra a Padroeira acontece todos os sábados e domingos de outubro, e neste ano, contará com uma programação que abrange desde eventos culturais a momentos religiosos na Concha Acústica, entre eles, a Caminhada Missionária da Perseverança, coroinhas e cerimoniários; Ação Social do Cristo Redentor; missa pela saúde, com distribuição das pílulas de Santo Antonio Galvão; carreata dos taxistas; missa pela vitória e a tradicional lavagem da escadaria.

“Este ano, pela primeira vez, na lavagem da escadaria, amarraremos fitas devocionais como se faz com o Senhor do Bonfim, principal santo de devoção na Bahia”, comentou o Padre Thiago Sardinha.

Vale ressaltar que a Festa da Penha também está inserida nas comemorações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

A respeito disso, Padre Thiago contou sobre a criação do logotipo oficial da festividade, em alusão ao aniversário da Cidade Maravilhosa:

“Fizemos um logotipo oficial para os festejos de Nossa Senhora da Penha (…) acrescentamos uma mitra. A mitra dos bispos é um símbolo católico dentro dos festejos dos 450 anos do Rio de Janeiro”.

Peregrinação da Imagem

Por sua vez, a peregrinação da imagem da padroeira vem percorrendo pela arquidiocese desde o dia 16 de agosto.

Até 27 de setembro, a Imagem de Nossa Senhora da Penha, acompanhada pela Equipe de Peregrinação do Santuário, visitará diversas paróquias, ficando em exposição para veneração dos fiéis durante o período de uma semana. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

 
Comentários