Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


São Juan Diego é o “Padroeiro dos floristas”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/09/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Em Guadalupe está o chamado dos povos indígenas à santidade

Buenos Aires – Argentina (Segunda-feira, 28-09-2015, Gaudium Press) São Juan Diego Cuauhtlatoatzin, o devoto indígena mexicano a quem a Santíssima Virgem apareceu no monte de Tepeyac sob a invocação de Nossa Senhora de Guadalupe, foi chamado pelo Papa Francisco como “Padroeiro dos Floristas”, em uma mensagem aos participantes da Festa Nacional da Flor na Argentina. A imagem mesma da Virgem de Guadalupe, milagrosamente impressa no tecido de São Juan Diego e preservada através dos séculos de forma igualmente milagrosa está associada ao sinal das flores, oferecidas como prova da aparição sobrenatural.

“A todos os participantes da Festa da Flor. Que São Juan Diego, padroeiro dos floristas os abençoe abundantemente”, afirmou o Pontífice em sua saudação, reportou a Agência AICA. “Rezo por vocês; por favor lhes peço que o façam por mim. Que Jesus os abençoe e a Virgem Santa os cuide”. Esta simples mensagem reafirma agora como Pontífice sua decisão de encomendar aos floristas à proteção de São Juan Diego, feita durante seu ministério como Arcebispo de Buenos Aires.

“Não houve nem haverá flores mais belas que as que presenteou Deus a São Juan Diego”

O então Cardeal afirmou: “Não houve nem haverá flores mais belas que as que presenteou Deus, através da Virgem de Guadalupe, a São Juan Diego Cuauhtlatoatzin”. As flores fazem parte essencial do relato das aparições de Nossa Senhora de Guadalupe, já que seriam a prova do relato do Santo indígena ao Bispo Zumárraga, em uma temporada na qual seria impossível que florescessem as plantas do lugar. O vidente colheu as flores em sua manta e ao desdobrá-la diante do prelado apareceu a imagem da Santíssima Virgem na tela, milagre indiscutível que certificou a mensagem de Nossa Senhora e sua vontade de que se edificasse um templo em sua honra.

Leia Mais: história de São Juan Diego

A primeira vez que hoje o Papa Francisco venerou publicamente ao Santo como Padroeiro dos floristas foi o dia 02 de agosto de 2002, dois dias depois da canonização do vidente no México, realizada por São João Paulo II durante sua última visita apostólica a esse país. O então Arcebispo de Buenos Aires celebrou uma Missa em sua honra na paróquia de Todos os Santos e Almas, onde recomendou esta devoção aos floristas e a todos os relacionados ao cultivo e comercialização das flores. 

 
Comentários