Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


As últimas palavras do Papa na Filadélfia: “Deus abençoe a América!”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/09/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Filadélfia – USA (Terça-feira, 29/09/2015, Gaudium Press) – Ontem, às 19h, hora local, o Papa Francisco deixou o Aeroporto de Filadélfia com destino a Roma. Ele encerrava sua 10ª Viagem Apostólica Internacional.

O Vice-Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e sua família aguardavam o Santo Padre no aeroporto para despedir-se dele.

O Pontífice foi muito aplaudido por cerca de 500 pessoas que para lá foram tentar ainda ver o Papa ouvir seu discurso que seria dirigido às autoridades, bispos e amigos.

Francisco afirmou que partia “com o coração cheio de gratidão e de esperança”. Agradeceu a todos que “trabalharam ardorosamente para tornar possível e preparar o Encontro Mundial das Famílias”. Destacou, em particular, sua gratidão para com o Arcebispo Chaput e à Arquidiocese de Filadélfia.

Os agradecimentos do Papa estenderam-se também às famílias que partilharam seus testemunhos durante o Encontro: “não é fácil falar abertamente do próprio percurso na vida”, disse ele:

“Porém a sua sinceridade e humildade diante de Deus e de nós mostraram a beleza da vida familiar e toda a sua riqueza e variedade. Rezo para que estes dias de oração e reflexão sobre a importância da família para uma sociedade sadia possam encorajar as famílias a continuar a lutar pela santidade e a ver a Igreja como uma companheira fiel em toda e qualquer prova que tenham de enfrentar”.

Quem recebeu também agradecimentos na despedida no Aeroporto de Filadélfia foram as Arquidioceses de Washington e Nova Iorque, e o Papa relembrou ter sido “particularmente comovente a canonização de São Junípero Serra, que nos lembra a todos nós a chamada para ser discípulos missionários”.

Francisco ainda pode recordar sua estada no “Ground Zero, local que recorda de forma eloquente o mistério do mal; mas sabemos com toda a certeza que o mal não terá jamais a última palavra e que, no plano misericordioso de Deus, triunfarão sobre tudo o amor e a paz”.

Ao Vice-Presidente o Papa incumbiu de agradecer ao Presidente Obama e aos membros do Congresso, garantindo suas orações pelo povo americano: “uma terra que foi abençoada com enormes dons e oportunidades. Rezo para que sejais bons e generosos guardiões dos recursos humanos e materiais que vos foram confiados”.

Em suas palavras Francisco recordou os momentos de oração em conjunto nas diversas cidades. Ele destacou estes momentos porque eles revelam “a fé da Igreja bem radicada neste país”:

“As atenções que tivestes para comigo e a vossa recepção são sinal do vosso amor e fidelidade a Jesus. E é-o também a solicitude pelos pobres, os doentes e os sem-abrigo, os imigrantes, a vossa defesa da vida em todas as suas fases, bem como a preocupação com a vida familiar. Em tudo isto, reconheceis que Jesus está no meio de vós e que, cuidar um do outro, é solicitude pelo próprio Jesus”.

E não faltou uma exortação especial para os voluntários e benfeitores envolvidos no Encontro Mundial das Famílias: que não deixem apagar “o entusiasmo por Jesus, pela sua Igreja, pelas nossas famílias e a família maior da sociedade. Possam estes dias, passados juntos, dar frutos que permaneçam, e a generosidade e solicitude pelos outros possa continuar. Assim como recebemos muito de Deus – dons oferecidos a nós gratuitamente e não merecidos pelas nossas forças -, assim, em troca, procuremos também dar gratuitamente aos outros”.

“Rezarei por vós e vossas famílias, e peço-vos, por favor, para rezardes por mim. Deus vos abençoe a todos”.
“Deus abençoe a América”, foram suas últimas palavras. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

 
Comentários