Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Magistério Pontifício sobre a Comunicação agora pode ser acessado pela internet
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/10/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 01-10-2015, Gaudium Press) “Online todo o Magistério Pontifício sobre a comunicação. De Baragli aos nossos dias”, assim se intitula o Projeto Baragli que no dia 30 de setembro foi apresentado na Sala João Paulo II da Sala de Imprensa da Santa Sé. A apresentação esteve a cargo de Dom Claudio Maria Celli, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. Também interveio Franco Lever, docente emérito da Faculdade de Ciências da Comunicação Social da Pontifícia Universidade Salesiana e Paolo Saparci, docente da mesma instituição.

Magistério Pontifício sobre a Comunicação agora pode ser acessado pela internet.jpg

“Este projeto é especialmente valioso, porque reúne e põem a disposição de um público cada vez mais amplo uma larga tradição de ensinamentos e reflexões da Igreja sobre a centralidade da comunicação”, assinalou Dom Celli após comentar que o Pontifício Conselho apoiou o projeto com o objetivo comum de promover a importância da comunicação na vida da Igreja. Neste sentido, recordou que “a comunicação não é só uma das atividades da Igreja, mas que é a essência mesma de sua vida”.

Entretanto, Franco Lever explicou que o projeto está constituído como uma “‘biblioteca digital online’ que põem a disposição dos usuários fragmentos escolhidos entre mais de 1.100 documentos traduzidos para diversos idiomas, do século I ao XX. Trata-se de um ‘navegador’ que guia a exploração das fontes disponíveis na rede, uma plataforma para a leitura e para o estudo pessoal, um ambiente aberto à colaboração”.

De acordo com Dom Celli, os materiais que ali se encontram “são extremamente significativos, já que mostram como a Igreja, ao longo de toda sua história, tratou de enfrentar as mudanças nos meios e as formas de comunicação que plasmaram a cultura e a sociedade humana”.

“Esta coletânea de textos nos permite apreciar como se transformou no transcurso dos anos os modos e os meios da Igreja para expressar sua mensagem, tendo em conta as mudanças e os desenvolvimentos nas formas e nas tecnologias da comunicação de massas (…) Ao longo do tempo, emerge um esforço constante por parte da Igreja para garantir que a boa notícia do Evangelho chegue aos seus contemporâneos em modos culturalmente apropriados e que realizem plenamente as potencialidades dos novos modelos de comunicação e das tecnologias que se vão desenvolvendo”, acrescentou o Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

Os materiais estão inicialmente disponíveis em italiano através do website, em sua versão beta, “Igreja e Comunicação” (www.chiesaecomunicazione.com), meio virtual através do qual se pretende compartilhar os resultados alcançados e recolher as sugestões para preparar a versão definitiva que em poucos meses sairá à luz.

A iniciativa está dirigida para todas as pessoas interessadas no tema da Igreja e a Comunicação, especialmente para aqueles que trabalham em centros de estudo e formação da Igreja e não dispõem de uma grande biblioteca.

“A publicação destes materiais online proporcionará os recursos primários que permitirão a teólogos e estudiosos da comunicação aprofundar suas reflexões sobre a maneira na qual a Igreja deve hoje orientar seu esforço por compartilhar sua mensagem com todas as pessoas”, comentou Dom Celli.

O projeto deve seu nome ao Padre Enrico Baragli, S.I (1908-2001), pioneiro na Igreja italiana no estudo dos instrumentos de comunicação social. (GPE/EPC)

 
Comentários