Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Nasce em Roma a “Casa da Palavra”, para redescobrir as Sagradas Escrituras
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 07/10/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – Itália (Quarta-feira, 07-10-2015, Gaudium Press) Com o objetivo de animar o espírito da oração através das Sagradas Escrituras, a partir do próximo mês de novembro ocorrerá em Roma a “Casa da Palavra”, uma iniciativa que busca ajudar aos fiéis a redescobrir as Sagradas Escrituras.Nasce em Roma a ?Casa da Palavra?, para redescobrir as Sagradas Escrituras.jpg

A proposta consiste em um programa de cursos bíblicos em diversos níveis que se levará a cabo no mosteiro feminino camaldulense de Santo Antônio Abade no Aventino e com as Irmãs da Caridade de Santa Joana Antida.

A ideia da “Casa da Palavra” nasceu a partir da experiência acadêmica do Padre Innocenzo Gargano, sacerdote camaldulense e professor do Pontifício Instituto Bíblico; e Bruna Costacurta, professora de Antigo Testamento da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

“Nos demos conta que a investigação científica para aqueles que estão se preparando para ensinar as Sagradas Escrituras nos seminários e nas faculdades de Teologia, aos poucos é um fim em si mesmo. Nós queremos ajudar-lhes para que deixem abrir sua mente e o coração ao texto bíblico, envolvendo-se na própria Fé”, comentou o Padre Gargano, que é citado pela RomaSett.it, meio de comunicação da Diocese de Roma.

Neste sentido, o sacerdote disse que um dos riscos de ler as Sagradas Escrituras sem o componente de Fé é o de “reduzir o texto bíblico a um de tantos textos de compreensão cultural e científica, sem nenhum fruto para o crescimento do crente”.

Por sua vez a professora Costacurta explica que a “Casa da Palavra”, tem por objetivo “ajudar na aprendizagem de um método de ‘leitura crente’ da Escritura, quer dizer, um modo de ler as Sagradas Escrituras respeitando a dupla e inseparável dimensão da Palavra de Deus e palavra dos homens”. De acordo com ela, “trata-se de estudar e ler o texto bíblico, buscando o sentido mais pleno, ao interior de um horizonte crente, com explícita referência à Fé e insertado na rica tradição eclesial, sobretudo dos Padres da Igreja”.

O programa, animado a partir da Oficina Diocesana de Catequese, consistirá em uma série de encontros. O primeiro deles ocorrerá no dia 06 de novembro com um curso introdutório sobre o Livro do Gênesis, que contará com uma leitura precisa do texto bíblico, e uma ampliação a partir da tradição patrística.

“Queremos ser muito rigorosos no plano científico e, ao mesmo tempo, levar a experiência do diálogo com a Fé (…), ajudando a utilizar os instrumentos bíblicos e patrísticos em grau de abrir até esta dimensão lavando exemplos específicos para mostrar como se pode ler um texto bíblico a partir da perspectiva do crente”, acrescenta o Padre Gargano.

A “Casa da Palavra” é uma proposta que se dirige a todas as pessoas interessadas em aprender mais sobre a Palavra de Deus. Os encontros se desenvolverão todas às sextas-feiras das 18h às 20h. (GPE/EPC)

 
Comentários