Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Convento de Nossa Senhora dos Anjos no Peru celebra 420 anos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 08/10/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Lima – Peru (Quinta-feira, 08-10-2015, Gaudium Press) Situado na cidade de Lima, na região de Rímac e após o Palácio do Governo, se encontra o Convento de Nossa Senhora dos Anjos, mais conhecido como o Convento dos Descalços. Um histórico lugar no qual converge a Fé e a arte, e no qual permanecem as marcas deixadas por Frei Francisco Solano, santo franciscano espanhol que missionou pelo Peru com o desejo de levar Deus ao novo continente.

Convento dos Descalços de Rimac no Peru celebra 420 anos 1.jpg

O histórico Convento comemora este ano seu 420ª aniversário de fundação. Localizado no passeio das águas o claustro começou a ser construído em 1595, sendo São Francisco Solano o primeiro formador dos frades, assim como o cuidador do Convento.

O lugar está dividido em sete claustros. Em seu interior se encontra a Capela de Nossa Senhora do Carmo, e separado do Convento se encontra a Casa de Exercícios de São Francisco Solano, local onde se recebiam aos leigos para que não se interrompesse a formação dos frades. Do Convento, se destaca a Biblioteca, que reúne por volta de 15 mil livros com vários séculos de história.

O claustro alcançou permanecer durante a Independência do Peru quando se promulgou uma lei que os suprimia os conventos, ficando eximido e com a possibilidade de seguir funcionado.Convento dos Descalços de Rimac no Peru celebra 420 anos 2.jpg

Sua construção se caracteriza por suas paredes de adobe e palha, assim como profundos corredores, tetos de madeira, janelas altas e estreitas, e pela simplicidade da capela. Uma edificação característica da arquitetura colonial.

Atualmente o Convento conta com 25 frades franciscanos, entre estudantes e religiosos que constituem a Província Missionária São Francisco Solano do Peru, que realizam um importante trabalho social no Policlínico Nossa Senhora dos Anjos e o Refeitório franciscano onde atendem diariamente aos mais necessitados.

Além disso possui uma Casa de Exercícios Espirituais, edificada em 1774, onde ainda se realizam cursos para o clero e os fiéis leigos.

O lugar, declarado em 1972 Monumento Nacional, funciona também como museu desde 1981 albergando em seu interior a Pinacoteca de arte virreinal com obras das escolas pictóricas peruanas, e também da Escola Quiteña, além do Barroco Europeu. Além disso, conta com uma coleção de livros em pergaminho dos séculos XVII e XVIII, e várias peças etnográficas. (GPE/EPC)

 
Comentários