Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Procissão Memória” atrai milhares de devotos em oração a Nossa Senhora Aparecida
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/10/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Aparecida – São Paulo (Sexta-feira, 09-10-2015, Gaudium Press) Milhares de fiéis devem participar das celebrações em honra a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, na cidade que leva o nome da Virgem Santíssima encontrada há 300 anos nas águas do Rio Paraíba do Sul.

Gaudium Press.jpg

Considerado um dos momentos mais aguardados pelos devotos marianos e pelos romeiros vindos de diversas partes do país, o último dia do novenário, 11 de outubro, em honra a Aparecida, é uma das partes mais emocionantes desta festividade litúrgica, ainda mais quando é iniciada a Procissão pela Memória da Mãe Santíssima.

Partindo do Santuário Nacional, a procissão luminosa acolhe diversas pessoas, que carregam em suas mãos as velas, o símbolo da devoção fervorosa do povo mariano a Nossa Senhora. O destino final da caminhada é o Porto Itaguassú, local onde aconteceu a pesca milagrosa do encontro da imagem de Aparecida.

A primeira Procissão Memória ocorreu em 1994, época em que o missionário redentorista, Padre Jadir Teixeira da Silva, era reitor do Santuário Nacional.

Segundo o Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional de Aparecida, apesar da procissão sempre ter acompanhado os festejos da Festa de Nossa Senhora Aparecida, ela acontecia ao redor do Santuário e anteriormente no largo da Matriz Basílica.

Contudo, somente naquele ano que a procissão começou a ter como destino o Porto Itaguassú, conforme relato extraído do Livro do Tombo do Santuário.

O então reitor Padre Jadir explicou que a procissão rumo ao Porto Itaguassú foi criada com o propósito de instituir um contato maior entre o Santuário e a comunidade do entorno, a fim de resgatar os valores culturais da região, bem como a Fé e a história dos moradores de Aparecida.

“Uma primeira preocupação foi à revitalização do que é o Santuário, Nossa Senhora Aparecida e a história da cidade de Aparecida. Nós percebemos que precisaríamos revitalizar a festa de Nossa Senhora, tendo em vista essa ligação do Santuário com os moradores da cidade”.

Procissão Memória de 2015

No último dia da novena preparatória para a Festa da Padroeira do Brasil, os devotos vão refletir durante as celebrações o tema “Maria: Mãe, rainha e servidora!”.

A Procissão Memória tem início após a novena solene das 19h, com saída da Tribuna Bento XVI às 20h30, em direção ao Porto Itaguassú. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

 
Comentários