Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Festa de Nossa Senhora do Pilar é celebrada na Espanha
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/10/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Zaragoza – Espanha (Sexta-feira, 09-10-2015, Gaudium Press) Neste dia 12 de outubro se comemora a festividade de Nossa Senhora do Pilar em Zaragoza. De acordo com uma antiga tradição, há 1975 anos a Mãe de Deus apareceu ao Apóstolo São Tiago no lugar onde hoje se venera a preciosa imagem do Pilar, Padroeira de Zaragoza e Aragão, e Rainha e Mãe dos hispânicos.Festa de Nossa Senhora do Pilar é celebrada na Espanha 1.jpg

Por ocasião desta efeméride, o Arcebispo de Zaragoza, Dom Vicente Jiménez Zamora, dirigiu uma mensagem aos fiéis de sua Diocese. “Nestas festas memoráveis as saudações a todos com afeto de pai, irmão e amigo e os exorto a celebrar estes dias como um momento de graça”, expressou.

Em outro momento, também diz: “Este ano de 2015 a celebração tem um significado especial: comemoramos o 1975 aniversário da vinda da Virgem Maria em carne mortal à Zaragoza, segundo uma venerável e antiga tradição, e o 250 aniversário da inauguração da Santa Capela construída pelo arquiteto Ventura Rodríguez”.

Assinala que ao participar nas Novenas e Festas da Padroeira da Hispanidade, se une “ao gozo transbordante de numerosos fiéis de Zaragoza, Aragão, Espanha e outras partes do mundo, que acodem a venerar o sagrado Pilar, testemunho da presença da Virgem em nossa terra aragoneza que a Virgem se dignou visitar”.

“Maria, desde então e sempre, é pilar e templo de nossa Fé. ‘Temos por guia uma Coluna que não faltou diante de seu povo jamais, nem de dia, nem de noite'”, acrescentou o Arcebispo de Zaragoza.

Origem da devoção

Diferentemente de outras aparições milagrosas relacionadas com a Mãe de Deus, a da Virgem do Pilar tem um selo particular, já que Nossa Senhora se apresentou em ‘carne mortal’. De acordo com uma antiga tradição, no dia 02 de janeiro do ano 40, Maria apareceu ao Apóstolo São Tiago em Caesaraugusta, nome de Zaragoza na época romana.

Nesse então o apóstolo padroeiro da Espanha se encontrava às margens do rio Elbro para pregar aos cesaraugustanos, que estavam com o coração endurecidos. Diante disso, São Tiago, o Maior, vê fraquejar suas forças, perguntando-se se tinha sentido seguir pregando a mensagem de Jesus na terra. Neste instante lhe apresenta ao Apóstolo, a partir de Jerusalém, a Mãe de Deus, que lhe aparece rodeada de Anjos e vinha para renovar seus ânimos. Em sinal disso, Maria entrega a São Tiago uma coluna de jaspe, que é o pilar que hoje sustenta sua venerada imagem, para que fosse símbolo da fortaleza que devia ter sua Fé. A mesma Virgem foi quem pediu ao Apóstolo que naquele lugar se levantasse um templo em sua honra. (GPE/EPC)

 
Comentários