Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“O carisma de Santa Teresa é a oração”, afirma o Bispo Auxiliar de Porto Alegre
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/10/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 13-10-2015, Gaudium Press) Dom Leomar Brustolin, Bispo Auxiliar de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, escreveu uma série de artigos sobre Santa Teresa. Neste terceiro artigo, o Prelado fala sobre “A oração em Santa Teresa”, em que ele afirma que ela descobriu a via da oração: estabelecer uma relação pessoal de escuta, um trato de amizade com Deus.

Segundo o Prelado, pela oração Santa Teresa teve acesso aos segredos revelados somente aos corações que amam o inefável. O Beato Papa Paulo VI, ao declará-la “Doutora da Igreja” em 1970, afirmou: “É desses segredos que nos fala a doutrina de Teresa: são os segredos da oração. Sua doutrina está aqui. Ela teve o privilégio e o mérito de conhecer esses segredos pela via da experiência, vivida na santidade de uma vida consagrada à contemplação e simultaneamente empenhada na ação”.

O Bispo destaca que se pode dizer que o carisma de Santa Teresa é a oração, contudo a sua prece não se articula de forma mecânica, repetitiva e alheia à conversão. Ao contrário, é uma oração de escuta atenta à vontade salvífica de Deus, voltada intensamente à Palavra e destinada a responder prontamente ao Senhor.

“No confronto com Santa Teresa é preciso se questionar sobre a qualidade de nossa oração. O quanto ela é um trato de amizade e de amor com Deus para escutar sua vontade? Estamos, muitas vezes, tão absortos em nossos problemas e desafios, que nossa oração se reduz a lamentações e pedidos de ajuda. É claro que isso também é oração”, avalia Dom Brustolin.

Para ele, o saltério está repleto de salmos de súplica e lamento que remetem a uma renovada confiança de quem só pode esperar em Deus. Ainda conforme o Prelado, precisamos mergulhar em águas mais profundas, para que, vivendo entre as realidades que passam, escolher aquelas que permanecem.

Santa Teresa deixou-se seduzir pelo Senhor, e seus escritos são uma autobiografia da oração vivida: “Não direi nada que não seja fruto da experiência, ou por ter provado em mim ou por ter observado em outras almas”.

Por fim, o Bispo afirma que Santa Teresa entende que só pode ensinar o que viveu, sentiu e conheceu: o mistério do encontro com o Criador. De acordo com ele, Santa Teresa tem uma forma de conhecer Deus que ama e pede amor como resposta, e ela conseguiu essa sabedoria da vida e revela que não há outro caminho para rezar que não seja viver nesse amor misericordioso. “A oração, assim, se traduz como encontro: o humano com Deus e Deus com o humano”, completa.

Afinal, Deus concede a muitos de chegarem até Ele: “Eu me deixei encontrar também por aqueles que não me procuravam.” (Rm 10,20). Para Dom Brustolin, Deus se deixa encontrar, e o humano tem o desejo desse encontro, mas é preciso deixar-se descobrir por Deus, e, se alguém ainda não começou a percorrer essa via, vale o conselho de Santa Teresa: “Quanto àqueles que ainda não começaram, eu insisto, por amor do Senhor, de não se privarem de tão grande bem” (Livro da vida, 8, 5). (FB)

 
Comentários