Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Malta realizará o presépio na Praça de São Pedro para o Natal do ano de 2016
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 11/11/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação (Quarta-feira, 11-11-2015, Gaudium Press) Apesar de faltar um ano para que chegue o Natal de 2016, Malta se prepara desde já para realizar o presépio da Praça de São Pedro para o Natal de 2016, sendo a primeira vez que um estado estrangeiro doará e realizará a representação do Nascimento de Jesus na praça vaticana.Malta realizará o presépio na Praça de São Pedro para o Natal do ano de 2016.jpg

A notícia, ainda não confirmada por fontes oficiais da Santa Sé, foi dada a conhecer após o governo da ilha, junto com a Igreja local e os órgãos competentes do Vaticano, chegaram a um acordo para que no ano que vem o presépio seja realizado fora da Itália.

Por isso dentro de pouco tempo Malta dará abertura a uma competência artística para receber as propostas do presépio que se adequará na Praça de São Pedro. Para este objetivo se convocará uma comissão especial que estará a cargo, após um cuidadoso exame, de selecionar a proposta do Nascimento que se localizará junto ao Obelisco no centro da praça.

Seguramente a presença do presépio Maltês no Vaticano contará com diversas expressões culturais da ilha.

Tal como ocorre com várias cidades italianas, famosas pela elaboração artesanal dos presépios em grandes proporções, a tradição de realizar a representação do nascimento de Jesus é bem antiga em Malta, sendo instituída no século XVII pelos Frades Dominicanos. Já no século XIX os presépios da ilha se fazem populares devido as grandes dimensões como eram elaborados, e os materiais locais utilizados, tanto assim que eram amplamente visitados.

Enquanto chega a data da presença do presépio maltês na praça vaticana, a localidade italiana de Tesero, da província de Trento, já se encontra pronta para presentear o presépio da Praça de São Pedro para o Natal deste ano de 2015, sendo sua terceira vez no coração do Vaticano.

Serão no total 18 figuras que se instalarão, entre elas as representações do Natal, os Reis Magos, os pastores, animais e outras figuras que depois serão doadas ao Papa Francisco e expostas na Praça de São Pedro durante todas as festividades natalícias deste ano. Uma vez que culminem as celebrações de Natal em São Pedro, o berço e oito figuras deste presépio serão doadas à Terra Santa.

Outro dos países que participaram do Natal no Vaticano, mas não na Praça de São Pedro, tem sido no México, que em anos anteriores teve uma notável presença para as festividades de fim de ano. Como ocorreu nos sucessivos anos de 2013 e 2014 com a decoração de Natal no Vaticano.

Assim foi em 2013 com o monumental presépio de cerâmica, além dos adornos artesanais da árvores de Natal procedentes do Estado mexicano de Veracruz, que adornaram a Sala Paulo VI, e também faziam parte da mostra “Natal Mexicano no Vaticano”, que pode ser apreciada pelos peregrinos. (GPE/EPC)

 
Comentários