Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bispo dos EUA entrega relatório sobre santidade de capelão militar
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 11/11/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 11-11-2015, Gaudium Press) O Cardeal Angelo Amato Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos no Vaticano, recebeu no dia 09 de novembro ao Bispo de Wichita, Estados Unidos, Dom Carl A. Kemme, que lhe entregou o relatório sobre a vida, virtudes e fama de santidade do capelão militar Padre Emil Kapaun, capturado na Coreia do Norte em 1950 e falecido em um campo de prisioneiros no dia 23 de maio de 1951.

Bispo dos EUA entrega relatório sobre santidade de capelão militar.jpg

O relatório entregue pelo Bispo recebe o nome de “Positio” e tem uma extensão de 1066 páginas com a totalidade da investigação sobre o sacerdote, que recebeu uma medalha de honra póstuma em 2013 e é considerado oficialmente como um herói de guerra. Os fiéis da Diocese de Wichita comemoram a memória do virtuoso sacerdote há muito mais tempo.

“Desde o dia que seus companheiros prisioneiros de guerra foram libertados depois de seu longo e cruel encarceramento, durante o qual o Padre Kapaun foi chave para prover aos seus companheiros soldados um cuidado pastoral sem comparação, a fama de sua virtude e santidade se espalhou e continua até os nossos dias”, afirma uma carta que o Bispo de Wichita entregou ao Cardeal Amato e que foi reproduzida pelo informativo The Catholic Sun.

Depois de entregar o documento, Dom Kemme se declarou muito honrado por ser parte deste momento, que significa a conclusão exitosa de um longo processo de investigação sobre a vida, escritos e testemunhos sobre o sacerdote, incluindo os dos prisioneiros que sobreviveram ao campo no qual foi posto em cativeiro. O tempo que tomou a elaboração da Positio foi de mais de 12 meses e o documento será revisado por historiadores do Vaticano no mês de abril. Se os historiadores não apresentarem objeções e considerarem verosímil a biografia e a informação sobre o sacerdote, o relatório passará para a Comissão de teólogos.

O processo que resta para confirmar as virtudes heroicas do capelão militar poderia ser bastante longo, inclusive superior aos 10 anos. No entanto, o fato de que é o primeiro candidato à santidade da Diocese de Wichita obtêm para o caso uma certa precedência. Por este motivo o Arcebispo Marcello Bartolucci, Secretário da Congregação para as Causas dos Santos, espera ter um relatório da comissão de teólogos até finais do ano de 2017. “Enquanto vocês esperam um ano ou dois podem trabalhar sobre o milagre”, comentou o Arcebispo ao prelado norte-americano.

Segundo informou a The Catholic Sun, a Diocese já identificou dois casos de curas inexplicáveis que poderiam ser o milagre que se requer para a beatificação do sacerdote. No dia 02 de novembro se comemorou o aniversário número 65 da captura do Padre Kapaun na batalha de Unsan. (GPE/EPC)

 
Comentários