Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Primeira expedição missionária salesiana completa 140 anos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/11/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação (Sexta-feira, 13-11-2015, Gaudium Press) Era a tarde do dia 11 de novembro de 1875 quando na Igreja de Maria Auxiliadora em Turim ocorria uma celebração muito especial: o envio da primeira expedição missionária dos salesianos. Dez deles recebiam a bênção de São João Bosco, fundador da Família Salesiana, para empreender uma viagem que os levaria até a Argentina, pela Patagônia. Completaram-se 140 anos deste acontecimento que seria o início da expansão do carisma salesiano pelo mundo.

Primeira expedição missionária salesiana completa 140 anos.jpg

A primeira expedição ocorreu por ocasião do Concílio Vaticano I quando vários Bispos solicitaram a Dom Bosco enviar salesianos à China, Egito e Estados Unidos, mas depois de estudá-lo durante três anos, e após descobrir aquele sonho revelação que havia tido com um distante país -além de receber uma petição para ir até a Argentina com os índios da Patagônia-, se decide por este lugar como o destino da primeira missão salesiana.

Justamente foi o próprio santo quem se sonhou levando o carisma salesiano à Patagõnia, como ele mesmo narrou ao Papa Pio IX: “Sonhei que estava em uma região selvagem, totalmente desconhecida. Era uma planície completamente sem cultivar, na qual não se viam montanhas nem colinas, somente em seus distantes limites se viam escabrosas montanhas. Vi nelas muitos grupos de homens que a percorriam. Estacam quase nus. Era de altura e estatura extraordinária, de aspecto feroz. Cabelos longos e ásperos. A cor de sua pele era escura e sobre os ombros levavam mantos de peles de animais. Usavam como armas uma lança longa e uma funda para lançar pedras. Estes grupos de homens, espalhados aqui e ali, se dedicavam a diversas atividades. Uns corriam atrás de feras para caçar. Outros lutavam entre si, tribo contra tribo; e um terceiro grupo de batalha contra soldados brancos chegava (…) Depois apareceram no extremo da planície vários grupos de missionários de diversas comunidades religiosas e se dedicaram a ensinar o Evangelho àqueles selvagens, mas eles se lançavam contra os missionários com furor diabólico e os matavam (…) Eu pensava: Como conseguir converter estas pessoas tão selvagens? Mas depois vi aparecer outro grupo de missionários. Se aproximavam dos selvagens com rosto alegre e precedidos de um grupo de jovens”.

E foi assim como o dia 14 de novembro de 1875, três dias depois de envio de Dom Bosco e 13 dias depois de receber a bênção do Sumo Pontífice, os 10 missionários salesianos partiam a partir do porto de Gênova a primeira expedição da congregação. Ali viajavam 6 sacerdotes e 4 irmãos coadjuntores, tendo como chefe ao Padre Juan Cagliero, que contava por aquele então com 37 anos. Junto a ele estava o Padre José Fagano, de 31 anos, e o Padre Domingo Tomatis, de 26.

Embarcados no vapor ‘Savoie’, os missionários levariam uma última mensagem de Dom Bosco: “Façam o que puderem. Deus fará o resto. Confiai tudo a Jesus Sacramentado e a Maria Auxiliadora e verão o que são os milagres”.

Durante o envio, São João Bosco também disse aos missionários: “Busquem almas, não dinheiro, nem honras, nem dignidades (…), cuidem dos enfermos, das crianças, dos velhos e dos pobres e ganharão a bênção de Deus e a benevolência dos homens (…), amem-se entre vocês, corrijam-se mutuamente, não tenham invejas nem rancores, que o bem de um seja também o bem de todos”.

Após esta primeira expedição seguiram outras em 1876, 1877 até 1888, o ano da morte do Santo, quando já havia cerca de 150 salesianos e 50 Filhas de Maria Auxiliadora em missão por vários países da América do Sul. 140 anos depois mais de 11 mil salesianos foram enviados em missão a mias de 130 países nos cinco continentes. (GPE/EPC)

 
Comentários