Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Histórica imagem de Nossa Senhora do Carmo é restaurada na cidade de Nova York
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/11/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Nova York – Estados Unidos (Sexta-feira, 13-11-2015, Gaudium Press) Uma histórica imagem de Nossa Senhora do Carmo venerada na igreja de Nossa Senhora do Monte Carmelo em Nova York, Estados Unidos, foi objeto de restauração aos 131 anos de sua elaboração. A imagem, que apresenta uma aparência renovada e uma nova túnica, foi revelada aos fiéis na última semana de outubro, com grande alegria da comunidade. A imagem recebeu a honra de ser coroada por ordem do Papa Pio X em 1904 em tempos nos quais a região de East Harlem era habitada principalmente por católicos italianos.

Histórica imagem de Nossa Senhora do Carmo é restaurada na cidade de Nova York.jpg

Segundo explicou a NPR à historiadora de arte Danielle Oteri, o primeiro vestido da estátua foi simplesmente uma túnica de cor marrom. O manto “foi coberto com as joias que haviam sido doadas” pelos fiéis, razão pela qual o ornato da imagem foi crescendo com os anos. Apesar da reelaboração do vestido em 1954 e os cuidados sobre as vestes da imagem, a imagem mesma, elaborada em porcelana em 1884, não havia recebido um trabalho de restauração até o momento. Com a passagem do tempo sua pintura luzia envelhecida e com algumas rachaduras.

Um trabalho de amor

O trabalho de restauração foi feito pelos mesmos fiéis da paróquia entre os quais se conta o esposo de uma das membros do conselho e dois desenhistas de moda locais que desenharam um mando e uma capa de cetim e um vestido infantil para o Divino Menino Jesus. “Não queriam que Ela deixasse a igreja, assim que tivemos que vir e tirar as medidas”, comentara à NPR. Os desenhistas criaram três modelos para a imagem que se provaram sobre a mesma para selecionar o mais adequado. “Nós não tivemos que pensar sobre a comercialização ou a produção de nenhum tipo, simplesmente foi um trabalho de amor”.

A paróquia vendeu algumas rifas para cobrir os gastos do projeto, os desenhistas doaram sua mão de obra e os vestidos foram enviados à Índia para que fossem acrescentados bordados de ouro feitos a mão e pedraria. Um dos desenhistas, Tom Platt, decidiu elaborar ele mesmo o calçado do Infante Jesus. “Eu não havia trabalhado algo em crochê em anos, mas quando o vi disse: ‘Bom, ninguém poderia vestir um manto tão vistoso sem ter algo em seus pés'”. O dourado calçado do bebê faz jogo com a coroa de sua Mãe e do próprio Menino Jesus.

Para o pároco de Nossa Senhora do Monte Carmelo, a renovação da imagem é uma fonte de inspiração para os fiéis que pertencem a uma classe trabalhadora de várias nacionalidades. No setor habitam “haitianos, poloneses, espanhóis, italianos”… comentou o sacerdote. “Não é um Manhattan rico, mas a gente dá o que pode e o mais importante é que é um presente do coração”.

A imagem foi entronizada solenemente na última semana de outubro e foi recebida com júbilo em meio da cerimônia. O Padre Terzo Vinci, um ancião sacerdote italiano, comentou sua emoção ao ver o retorno da imagem durante a Eucaristia. “Ela saiu de um salão de beleza, de um salão de beleza espiritual, rejuvenescida”. “Creio que se vê bela, ela se vê como uma nova noiva”, expressou uma das fiéis presentes no lugar. “Seu rosto, seu cabelo, suas roupas… me sinto feliz, me sinto alegre de que esteja de volta”. (GPE/EPC)

 
Comentários