Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Francisco: não à vida dupla, não à mundanidade
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/11/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 17/11/2015, Gaudium Press) – Durante a Missa matutina celebrada hoje, 17/11, na Capela da Casa Santa Marta, Francisco aconselhou os presentes: Protejam-se da mundanidade que “leva a uma vida dupla”.

papa_francisco.jpg

L’Osservatore Romano

O Papa repetiu que, para preservar a identidade cristã, é preciso ser coerente e evitar as tentações de uma vida mundana.

Ele se inspirava na primeira Leitura da liturgia de hoje que é tirada do Segundo Livro dos Macabeus para advertir os cristãos: no texto bíblico, Eleazar “não se deixa enfraquecer pelo espírito da mundanidade” e prefere morrer a se render à apostasia do “pensamento único”.

Eleazar, já com 90 a anos, não aceitou comer carne suína como lhe pediam seus “amigos mundanos”. Ele mantém sua dignidade “com aquela nobreza” que “provinha de uma vida coerente, vai ao martírio, e testemunha”.

Coerência da vida cristã

Para Francisco, “a mundanidade espiritual nos afasta da coerência de vida, nos faz incoerentes”, uma pessoa “finge ser de certa maneira, mas vive de outra”. “É difícil conhecê-la (a mundanidade) desde o início, porque é como o caruncho que lentamente destrói, degrada o tecido e depois aquele tecido” se torna inutilizável e “aquele homem que se deixa levar pela mundanidade perde a identidade cristã”:

“O caruncho da mundanidade destruiu a sua identidade cristã, é incapaz de coerência”. “A mundanidade leva a uma vida dupla, aquela que aparece e aquela que realmente é, e afasta de Deus e destrói a identidade cristã”.

Tentações

“O espírito cristão, a identidade cristã, não é nunca egoísta, procura sempre proteger com a própria coerência, proteger, evitar o escândalo, cuidar dos outros, dar um bom exemplo”, salientou o Papa.

‘Mas não é fácil, padre, viver neste mundo, onde as tentações são tantas, e a maquiagem da vida dupla nos tenta todos os dias, não é fácil’.

Para nós, não só não é fácil, mas é impossível, relembra o Pontífice. Somente através do Senhor se pode realizá-lo. E por isso rezamos no Salmo:

‘O Senhor me sustenta’. O nosso sustento contra a mundanidade que destrói a nossa identidade cristã, que nos leva à vida dupla, é o Senhor”.

Humildade, Oração, Coragem

O Senhor é o único que nos pode salvar e nossa oração deve ser humilde e corajosa, disse o Papa, rezando: “Senhor, sou pecador, na verdade, todos somos, mas peço o seu sustento, me dê seu sustento para que de um lado eu não finja ser cristão e de outro viva como um pagão, como um mundano”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, Com informações RV)

 
Comentários