Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Congresso Teológico Regional sobre a Vida Consagrada é realizado no Peru
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 19/11/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Trujillo – Peru (Quinta-feira, 19-11-2015, Gaudium Press) Com o tema “Desafios da Vida Consagrada hoje” culminou na última quarta-feira, 18, em Trujillo, Peru, o Primeiro Congresso Teológico regional sobre a Vida Consagrada. O evento, organizado pela Arquidiocese Metropolitana de Trujillo, vem sendo desenvolvido no auditório do Colégio São Vicente de Paulo e faz parte das iniciativas do Ano da Vida Consagrada, convocado pelo Papa Francisco e que será concluído no próximo ano de 2016.

Congresso Teológico Regional sobre a Vida Consagrada é realizado no Peru.jpg

O propósito deste congresso foi o de fortalecer e renovar a formação daqueles que servem a Deus e a sua Igreja de maneira especial a partir da Vida Consagrada, como expôs o Padre Giobertu Calle Calle, OSA, Vigário Episcopal para a Vida Religiosa da Arquidiocese de Trujillo. “As 44 Congregações Religiosas que oferecem seu serviço pastoral na Igreja Particular de Trujillo, mediante este congresso buscam renovar sua formação e seu compromisso de consagração total a Deus e seu desejo de servir melhor oferecendo à sociedade a beleza de seus carismas que receberam”.

O congresso contou com a presença de vários destacados palestrantes, entre eles Dom José Rodríguez Carballo, OFM, que é Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, dicastério vaticano que tem a cargo das atividades para o ano dedicado à Vida Consagrada. Dom Robert Prevost Martínez OSA, Bispo de Chiclayo; Dom Miguel Cabrejos Vidarte OFM., Arcebispo de Trujillo e a reverenda Madre, Carmen Toledano OSA, religiosa de vida contemplativa, também participaram do encontro acadêmico com várias palestras.

“A situação da Vida Consagrada”, “Desafios da Vida Consagrada hoje”, “A Dimensão Profética da Vida Consagrada”, “A Dimensão Comunitária da Vida Consagrada” e “O Religioso em saída à luz das Sagradas Escrituras”, foram os temas abordados neste Congresso.

Do evento participam religiosos e religiosas que trabalham no norte do Peru, assim como fiéis com interesse em aprofundar sobre os desafios que apresenta a nova evangelização para a Vida Consagrada e para a Igreja.

O Ano da Vida Consagrada começou no dia 30 de novembro de 2014 por convocatória do Papa Francisco ao comemorar-se o 50º aniversário da publicação do Decreto Conciliar “Perfectae Caritatis”, sobre a adequada renovação da Vida Religiosa, divulgada pelo Papa Paulo VI.

No dito decreto o então Pontífice assinala que “o prosseguimento da caridade perfeita pela prática dos conselhos evangélicos tem suas origens na doutrina e nos exemplos do Divino Mestre e que elas se apresentam como claro sinal dos Reinos dos Céus”.

Este tempo dedicado à Vida Consagrada tem sido ocasião para renovar esta opção de vida, mas também para mostrar a alegria e a beleza do dom que é para a Igreja a Vida Consagrada. (GPE/EPC)

 
Comentários