Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arcebispo de Brasília é nomeado para cargo no Sínodo dos Bispos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/11/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Brasília (Segunda-feira, 23-11-2015, Gaudium Press) O Arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, Dom Sergio da Rocha, recebeu a informação de que havia sido nomeado pelo Papa como um dos membros do Conselho Ordinário da Secretária Geral do Sínodo dos Bispos.

Gaudium Press.jpg

Além de Dom Sérgio, outros bispos foram anunciados pelo Pontífice, como Dom Louis Raphaël I Sako, chefe do sínodo da Igreja Caldéia no Iraque, e Monsenhor Carlos Osoro Sierra, Arcebispo de Madri, na Espanha. No total, cerca de 12 bispos foram eleitos pelos Bispos Sinodais para compor o Secretariado sinodal.

Instituído pelo Papa Paulo VI com o Motu próprio “Apostolica sollicitudo”, de 15 de setembro de 1965, o Sínodo dos Bispos promoveu, desde então, 25 Assembleias Sinodais.

O tema sempre é escolhido pelo Papa, após feito um estudo elaborado pelo Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, responsável por avaliar as sugestões recebidas.

E assim, com a temática definida, prepara-se a “Lineamenta”, documento que apresenta as linhas principais do tema do Sínodo. E depois da aprovação do Santo Padre, é enviado ao episcopado.

Nisso, é realizado um novo estudo, onde posteriormente os bispos enviam uma relação sobre essa “Lineamenta” para a Secretaria Geral, para assim ser redigido o “Instrumentum laboris”, documento considerado ponto de referência durante a Assembleia sinodal.

Vale ressaltar que cabe ao secretariado sinodal, após o Sínodo, resumir e aprovar as principais conclusões dos bispos durante as reuniões, a fim de elaborar, juntamente com o Papa, o documento chamado “Exortação Apostólica”.

A 14ª edição da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos teve lugar em Roma, entre os dias 4 e 25 de outubro deste ano, com o tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Brasília

 
Comentários