Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Catedral Metropolitana do Rio acolhe exposição de presépios de várias partes do mundo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/11/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Rio de Janeiro (Terça-feira, 24-11-2015, Gaudium Press) A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro abriga entre os dias 21 de novembro e 20 de dezembro mais de 160 presépios oriundos de 40 países diferentes, em uma exposição organizada em parceria pela Arquidiocese e o Centro Loyola de Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Gaudium Press.jpg

A mostra reúne peças da coleção particular do Padre José Maria Fernandes, feitas por artistas e artesãos dos cinco continentes e de todas as regiões do Brasil, sendo as mais antigas delas, herança de família, datadas do século XIX.

Os presépios, que possuem a finalidade de representar a cena da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, apresentam alguns traços da cultura e da história de seus locais de origem. Por exemplo, do Japão, vieram Maria, José e o Menino Jesus feitos em madeira de bambu, com olhos puxados e vestidos de kimono, traje típico dos japoneses.

Por sua vez, o presépio do Cazaquistão contém a estrebaria no formato de cabana típica das regiões rurais do país.

As referências as terras nativas dos presépios estão na forma de esculpir, bem como na montagem as peças e nos materiais utilizados, como o couro das renas, do Canadá.

Em mais de 50 peças adquiridas em diferentes estados, o artesanato popular brasileiro também estará presente na exposição, que destacará a cultura de cada lugar. A diversidade natural do país será reforçada através de elementos confeccionados com plantas da Amazônia; conchas e coco das praias da Bahia; palha e buchinha de Minas; e com o capim dourado do Centro-Oeste.

Os interessados poderão conferir a mostra das 8h às 16h, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

 
Comentários