Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Compromisso por Cristo é destacado no Congresso Mundial de Educação no Vaticano
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/11/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – Itália (Quinta-feira, 26-11-2015, Gaudium Press) Michael Van Hecke, Presidente da Catholic Textbook Project e palestrante no recente Congresso “Educar hoje e amanhã. Uma paixão que se renova” realizado no Vaticano entre os dias 18 a 21 de novembro, destacou o compromisso cristão que marcou o evento, no qual se insistiu particularmente na transmissão da Fé e no encontro com Cristo no interior das instituições educativas.

Compromisso por Cristo é destacado no Congresso Mundial de Educação no Vaticano.jpg

“Duas coisas me impactaram particularmente”, expressou o palestrante a Catholic Education Daily. “Uma foi o compromisso real e a paixão de virtualmente todos os palestrantes sobre a importância de assegurar-se autenticamente de que todos mantenham a Cristo na educação católica”. Sobre este aspecto os participantes no evento fizeram ênfase na importância da formação cristã dos professores e os diretores dos centros educativos, recomendando por exemplo o estudo da Teologia Católica.

Van Hecke refletiu sobre a bondade desta recomendação. Se os professores e diretores estão melhor formados, “então entenderemos mas profundamente a verdadeira natureza de por que estamos fazendo educação católica, por que damos nossa vida para isso”. O educador assegurou que a causa da preocupação por estar “atualizados” nas últimas investigações e estudos sobre educação, “podemos esquecer que temos uma história. Podemos esquecer que temos um patrimônio”, alertou. “Podemos esquecer como chegamos até aqui”.

A consciência sobre a própria identidade e, sobretudo, sobre o fim da educação católica de levar aos estudantes a Cristo preserva o trabalho das instituições. “Podemos mover-nos adiante pensando que progredimos, mas se estamos no caminho equivocado isso não é progresso. Temos que estar alertas sobre se progredimos realmente ou não”.

O segundo motivo de impacto para Van Hecke foi consequência deste compromisso evidenciado durante o evento e a participação de numerosos representantes dos Estados Unidos apesar de que a Igreja nesse país atravessou dificuldades para manter o tamanho de seu sistema educativo. O palestrante se declarou impressionado por voltar a constatar de maneira evidente “que ainda vale a pena lutar pela educação católica”. (GPE/EPC)

 
Comentários