Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arcebispo emérito lança livro com crônicas que estimulam a manter a Esperança
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/11/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Manaus – Amazonas (Quinta-feira, 26/11/2015, Gaudium Press) – Com 260 escritos selecionados, Dom Luiz Soares Vieira lançou um livro de crônicas ao qual foi dado o título de: “Não perder a esperança”.

São crônicas escritas ao longo dos anos em que Dom Luiz foi arcebispo metropolitano de Manaus. A publicação foi lançada no dia 24 de novembro, na Academia Amazonense de Letras e contou com a presença de autoridades locais, padres, religiosas e amigos.Gaudium Press.jpg

Também estiveram presentes no lançamento da obra os Acadêmicos Marx Carpentier, José Braga, Arlindo Porto, Rosa Brito, Alarmado Andrade Menezes, Almir Diniz, Antônio José Solto Loureiro, Aldizio Figueiras, Abrahim Sena Baze, Mazé Mourão, Júlio Lopes, Carmem Novoa e Dr. Armando de Menezes, que é o atual presidente da Academia.

Em discurso, Dr. Armando de Menezes destacou a sua estima pelo arcebispo emérito e que o considera como um irmão e companheiro. Em seguida, a oradora da solenidade, a acadêmica Carmem Novoa, fez uma breve apresentação do livro. Segundo ela, o livro é fruto da experiência apaixonante que Manaus proporcionou a Dom Luiz desde 1992, ano em que tomou posse como arcebispo:

“Foram vinte e um anos de escrita ininterrupta, 1.010 artigos. E neles sempre persistia na procura da Zona Luminosa da Esperança. O livro divide-se em 4 partes que tratam de suas razões de esperança: missionários, Amazônia, Brasil e mundo”, disse Carmem.

“O livro “Não perder a esperança”, em síntese, ensina a olhar além da dor, da miséria, dos abismos sociais. A entender as demoras de Deus. Ensina a crer que se é necessário vivermos com os pés na lama, ninguém pode nos impedir de levantar os olhos para ver as estrelas… “, explicou Carmem que encerrou com uma poesia sobre a Esperança.

Para Dom Sérgio Castriani, arcebispo metropolitano de Manaus, “Dom Luiz é um grande contador de histórias e cativa o leitor, também é observador da realidade, mas a observa com olhos de pastor, de um homem de fé e de esperança. Ao ler seus artigos percebemos uma impressionante atualidade. Obrigado Dom Luiz por mais esse serviço de pastor, na plenitude de seu sacerdócio ministerial e episcopal”.

Dom Luiz por sua vez, agradeceu aos presentes e afirmou que o livro é uma coletânea de artigos que escreveu sobre a esperança e a insegurança.

Leu dois de seus artigos que exemplificam o conteúdo do livro e em seguida agradeceu a todos aos amigos pela demonstração de carinho, em especial à Suely Paiva, da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana, que organizou o livro; à Carmem Novoa por ter escrito o belo prefácio; a apresentação feita por Dom Sérgio e o texto das orelhas do livro de autoria do Padre Hudson Ribeiro.

Ao final, foi oferecido um coquetel e Dom Luiz ficou à disposição de todos que desejaram ter seus livros autografados. (JSG)

 
Comentários