Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Os números da Congregação para a Evangelização dos Povos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/12/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 01/12/2015, Gaudium Press) – Dos sete bilhões de habitantes da Terra, os católicos formam um contingente de 1 bilhão e 254 milhões, ou seja, 17,7% da população mundial.

O número de batizados vem aumentando em várias partes nos territórios considerados de missões. O aumento mais significativo está na África: em 2005, os católicos eram 153 milhões e em 2013 chegaram a 206 milhões. Um crescimento de 34%. Por seu lado, a América teve um crescimento de 10,5%, e a Ásia teve um aumento de 17,4%”.

Estes são alguns dados fornecidos pelo Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos (CEP), Cardeal Fernando Filoni, em pronunciamento lido na abertura da “XIX Assembleia Plenária da Congregação”, que teve seu início ontem, dia 30 de novembro e segue até o dia 3 de dezembro, no Auditório João Paulo II, da Pontifícia Universidade Urbaniana, em Roma.

Enquanto o Cardeal Filoni acompanhar o Santo Padre em sua visita pastoral à África, a presidência dos trabalhos da Assembleia está sendo a conduzida pelo Cardeal Giovanni Battista Re. Por isso o pronunciamento do Cardeal-Prefeito foi lido pelo Secretário do Dicastério Missionário, Dom Savio Hon Tai-Fai.

No pronunciamento do Cardeal Prefeito, durante a abertura dos trabalhos, foi feita uma mostra panorâmica das atividade e realizações ocorridas na vida da Igreja e nos territórios de missão nos últimos seis anos que se transcorreram desde a realização da última Assembleia.

Foi evidenciado, entre outros fatos, o crescimento das circunscrições eclesiásticas confiadas à CEP. De 1.094 elas passaram para 1.111.

Foi relembrado pelo Cardeal Filoni que “Para alcançar as metas estabelecidas, (em 2009) a Congregação conta com as Pontifícias Obras Missionárias (Propagação da Fé, S. Pedro Apóstolo, Santa Infância e União Missionária) “. Ele destacou “a validez ainda atual das POM é o fato de estas trabalham como uma grande rede em nível internacional e nacional (são obras colocadas sob a responsabilidade das Conferências Episcopais), diocesano e paroquial”.

O Prefeito do Dicastério Missionário ainda ilustrou a atividade dos organismos dependentes da CEP em serviço nas missões:

A Pontifícia Universidade Urbaniana, com 4 faculdades e 110 Institutos afiliados em mais de 40 nações, num total de cerca de 12.000 estudantes;

A Fundação Domus Urbaniana e Colégio Urbano, que oferece hospitalidade aos clérigos enviados a Roma para frequentar cursos universitários;

O Colégio Urbano, que funciona também como Seminário Maior e abriga cerca de 155 seminaristas provenientes de cerca de 30 dioceses;

A Fundação Domus Missionalis, que administra 4 Colégios: o Pontifício Colégio de S. Pedro Apóstolo com 165 sacerdotes-estudantes, o Pontifício Colégio de São Paulo Apóstolo com 195 sacerdotes-estudantes, o Colégio “Mater Ecclesiae” para 120 freiras-estudantes e o Colégio São José para 24 sacerdotes-professores que participam dos programas semestrais de atualização. Estes cinco Colégios acolhem mais de 650 estudantes provenientes de mais de 100 nações.

Por fim, foi recordado ainda o Centro Internacional de Animação Missionária (CIAM), que promove inúmeros cursos de formação para a “Missio ad Gentes”.

Depois de evidenciar algumas “luzes e sombras” existentes em cada continente, o Prefeito do Dicastério Missionário indicou as principais prioridades.

Foi ressaltado um aspecto prioritário que diz respeito ao empenho para a formação:

“Hoje, nas Igrejas jovens existem 344 Seminários maiores com um total de 26.836 seminaristas maiores; e 402 Seminários menores com um total de 48.727 seminaristas menores, acompanhados por 2.122 formadores. A CEP está comprometida em garantir, também através de um compromisso econômico, a preparação de reitores, diretores espirituais, formadores e professores”.

A “XIX Assembleia Plenária da Congregação” termina na quinta feira, 03 de dezembro. (JSG)

 
Comentários