Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Catedral de São Paulo: Concerto Natalino, Santa Missa e Presépio trazem luz, paz e esperança
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

São Paulo (Segunda Feira, 28-12-2013, Gaudium Press) – Milhares de pessoas lotaram a Catedral Metropolitana de São Paulo na noite de 24 de dezembro: elas preferiram comemorar o Natal do Senhor junto ao Presépio.

Eram fiéis que deixavam de lado o reboliço frenético e o neon da noite paulistana para se dirigirem até a Sé Paulista e ali encontrar-se com a “Luz que se fez nas trevas”, honrar o Deus Menino, venerar a Sagrada Família, renovar a esperança…

O horário tardio e a distância não foram impedimentos para eles se dirigirem até a Catedral da Sé para comemorar o Natal do Senhor.

A tradicional Missa do Galo foi celebrada à meia noite, sendo presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer tendo como concelebrantes, além do Bispo Auxiliar Dom Eduardo Vieira dos Santos e do Pároco Padre Luiz Eduardo Baranto, dezenas de sacerdotes diocesanos e dos Arautos do Evangelho.

Concerto Natalino

Antes da Celebração Eucarística, a Orquestra e Coro dos Arautos do Evangelho apresentou, como já vem realizando nessa ocasião há alguns anos, um concerto composto de músicas eruditas e populares.

Sem dúvida, a apresentação agradou bastante ao público presente.

O Cardeal Scherer, ao finalizar as comemorações da noite de Natal, agradeceu a presença e participação da Orquestra e Coro dos Arautos do Evangelho tanto no Concerto quanto na Animação da celebração litúrgica do Natal e também de outras comemorações ao longo do ano que está findando.

O Cardeal destacou a “coragem que é fazer a tradução e realizar a interpretação de um dos mais famosos “Oratórios de Natal” que conhecemos e o inédito do arranjo e a beleza da interpretação.

 Homilia: Família e Misericórdia

Após o Concerto de Natal foi celebrada a Missa de Natal, a tradicional Missa do Galo.

Em sua homilia Dom Scherer salientou que, das muitas coisas belas trazidas pelo Natal, neste ano, destacam-se duas: a família e a misericórdia.

Ele recordou a atenção que a Igreja deu à família durante o ano de 2015.

Para o Cardeal, o Natal é uma festa da família, pois celebra fatos ligados à vida da família:

“O anúncio do nascimento, o noivado, a espera e o nascimento do filho, a alegria e, ao mesmo tempo, as preocupações. A criança que é apresentada no templo a Deus. Os pais que têm que fugir para o exílio porque alguém quer matar a criança… Jesus que nasce e nós o reconhecemos na fé como Filho de Deus que se fez homem. Deus, que, por meio dele, entra no mundo numa família e participada da vida da família”.

Recordando que o lema da Novena de Natal proposta pela Arquidiocese para 2015 foi “Família, aqui há lugar para Jesus”, o Arcebispo mostrou que, durante toda a história da salvação, Deus aparece caminhando com a família e chamando-a para colaborar com seu plano de Salvação:

“Também as nossas famílias hoje são lugares onde Deus está, onde ele se manifesta. O filho de Deus se tornou ‘emanuel’, Deus conosco, sim, de maneira toda expressiva na vida da família”.

Misericórdia

“O Natal é a expressão máxima da misericórdia de Deus para com todos nós. O Papa Francisco recentemente disse que a família é lugar da misericórdia de Deus, onde ele exerce sua misericórdia muito concretamente e onde também todos os membros da família são convidados a praticar as obras de misericórdia”, disse o Cardeal Scherer.

“Que a grande misericórdia de Deus, que se manifestou em Jesus de Nazaré, em seu nascimento, para toda a humanidade, seja acolhida e exercida também em todas as famílias” e “Que o nascimento de Jesus traga hoje, bênção, paz e misericórdia para todos nós”, finalizou Dom Odilo.

Presépio

Finalizando a comemoração do Santo Natal, já no dia 25, após a Santa Missa na Catedral Metropolitana, Dom Odilo e os concelebrantes, ao som de músicas próprias para a ocasião executadas pelos Arautos do Evangelho, formou-se um cortejo processional que se deslocou até o local do Presépio onde foi colocado na manjedoura a imagem do Menino Jesus.

Em seguida, os fiéis deram início à adoração do Menino Deus e veneraram a Sagrada Família. (JSG)

 

 
Comentários