Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Encontrada antiga Pintura francesa que retrata São Francisco Xavier
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Salamanca – Espanha (Terça-feira, 05/01/2016, Gaudium Press) – Foi encontrada uma antiga pintura de São Francisco Xavier que estava “perdida” no Colégio Royal Scots, em Salamanca (Espanha).
Segundo historiadores, a imagem foi perdida há mais de 250 anos. O encontro da tela ocorreu durante um trabalho de restauração pelo qual passam as obras de arte da instituição e foi confirmado por responsáveis pelo Colégio.

Segundo os informantes, quando uma de suas pinturas foi encaminhada para a restauração, em 2013, descobriu-se que havia uma outra tela fixada atrás da imagem a ser restaurada e que se encontrava muito danificada.

Foi então que, depois de minucioso trabalho, os especialistas constataram a tela trazia estampada a figura de um santo carregando um bastão e um lírio.

Simbologia esclarecedora

Francisco-Xavier 250 anos.jpgNa iconografia católica, uma pessoa retratada com um lírio significa que se trata de um confessor. Portanto, não seria um mártir que, então, deveria estar portando uma palma.
O bastão que a pessoa ali representada traz consigo demonstra trata-se de uma pessoa que exercia atividade missionária.
Já a figura do Espírito Santo estampada na tela sugere que o retratado seria uma pessoa “inspirada” e, portanto, um santo.
Não há livros na imagem desenhada.
Para os especialistas em iconografia, esta ausência aponta para o fato de que aquela pessoa cuja figura ali foi colocada não era conhecida principalmente por seus escritos.

O santo traz o conhecido emblema jesuíta estampado em sua túnica.

Esse conjunto de símbolos levou os restauradores a cogitar na representação de São Francisco Xavier ou de um dos primeiros jesuítas não martirizados.

A confirmação: “Satis est Domine Satis est”

O que confirmou definitivamente os indícios de que a imagem da tela até então perdida era de São Francisco Xavier foi o texto latino nela contido: “Satis est Domine Satis est”.
Estas eram palavras que em repetidas ocasiões foram proferidas por São Francisco de Xavier em vários de seus momentos de oração.
Esse lema ali colocado é em alusão aos seus momentos de êxtase do Santo, em Goa, por volta de setembro de 1551: “Basta, Senhor, basta”.

Como a imagem pode ter sido perdida

A perda da tela poderia ter ocorrido em uma das várias mudanças ocorridas ao longo dos anos.
O Parlamento escocês proibiu o catolicismo na Escócia, em 1560.
Então, muitos seminários foram fundados em Tournay e Paris (França), Roma (Itália) e Madri (Espanha), com o objetivo de ordenar sacerdotes para atuarem em missões escocesas.
Mais tarde, o seminário de Tournay mudou-se para cidade de Douay, e a faculdade em Madri foi confiada aos jesuítas.

Em 1771, no entanto, a faculdade em Madri foi transferida para o colégio ex-jesuíta de Santo Ambrósio em Valladolid, onde permaneceu por mais de 200 anos.
Em 1988, houve a mudança para a cidade universitária de Salamanca, principalmente para possibilitar os alunos a frequentar a Universidade Pontifícia, que tinha sido fundada pelo Papa Pio XII, em 1940.

Embora não haja menção do Colégio sobre imagens de São Francisco Xavier em Madri, especialistas acreditam que a tela tenha sido perdida numa dessas mudanças ocorridas nesse período. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

 
Comentários